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Em defesa da revista, Aner lança Fact Book

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Mídia

Em defesa da revista, Aner lança Fact Book

Evento em São Paulo destacou a alta circulação do meio e sua força como veículo influenciador


12 de maio de 2014 - 3h13

A Associação Nacionail dos Editores de Revistas (Aner) convocou executivos da área comercial e publishers do mercado para conhecerem, na manhã desta segunda-feira, 12, o Fact Book 2013/2014. A edição, de 164 páginas, leva o subtítulo A Força do Meio Revista e apresenta alguns dos principais dados do setor para agências e anunciantes.

Em seu discurso de abertura, Fred Kachar, presidente da Aner e diretor-geral da Editora Globo, disse que o volume não foi criado tendo em mente “só uma defesa apaixonada do meio revista”. Segundo ele, o relatório foi construído com a colaboração de diversos institutos independentes, como Ipsos, IVC, Projeto Inter-Meios e, principalmente, Target Group Index, do Ibope Media.

Em vídeo, Luiz Lara, chairman da Lew’Lara/TBWA, destacou o meio pelo seu alto índice de concentração na leitura, incluindo a crescente adesão de jovens, e a referência criativa que o meio proporciona. No volume estão presentes diversos cases, como a construção da marca Dudalina, que priorizou completamente revista em sua comunicação, e o pop up de um estádio com formato do Brasil, acompanhado de áudio com grito da torcida, uma peça do Itaú veiculada em Veja. “A gente poderia ter feito um livro só de cases, há muitas coisas interessantes e criativas em produção constante”, disse Kachar.

O presidente da Aner ponderou que muitos dos dados presentes no livro, apesar de sólidos, podem parecer incoerentes segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia, divulgada em março pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Mas afirmou que o estudo do Governo está, assim como o da Aner, em sua primeira edição e deverão ser afinados e sincronizados no futuro.

Kachar ressaltou que os dados do Fact Book 2013/2014 reforçam o poder do meio em comparação à fuga de investimento anunciante que, segundo ele, não obedece à lógica de aumento de circulação paga e engajamento de formadores de opinião, muito forte entre os leitores de revistas. O executivo ressaltou os números crescentes entre 2007 e 2010, quando chegou 443,5 milhões de vendas avulsas e por assinatura, o pico da década – embora em 2000 e 2001 tenha chegado respectivamente a 447,3 milhões e 453,5 milhões, os ápices de todo o período analisado no próprio livro (2000-2012).

O primeiro Fact Book se concentrou no meio impresso, mas Kachar espera já trazer dados multiplataforma nas próximas edições. Apesar disso, a publicação atual poderá ser baixada em dispositivos Apple e Android no endereço www.aner.org.br/factbook. A previsão é que esteja disponível na internet até sexta-feira, 16, assim como um arquivo em extensão .pdf. O livro, além de ser distribuído aos grupos de mídia, atendimento e planejamento, será também encaminhado à Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap). A Aner deverá também fazer road shows diretamente nas agências para divulgar a publicação.

Veja imagens do evento que lotou o auditório Tomie Ohtake, em São Paulo, na manhã desta segunda-feira, 12, na seção Galeria.

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