Assinar

Facebook reforça supremacia nas redes

Buscar
Publicidade
Mídia

Facebook reforça supremacia nas redes

De acordo com o estudo Hábitos e Comportamento dos Usuários de Redes Sociais, da e.lifegroup, o dono do WhatsApp e Instagram domina a preferência dos usuários


23 de setembro de 2016 - 8h00

O Facebook vem mantendo sua supremacia nas redes sociais e aumentando ainda mais sua participação por meio de aplicativos como o WhatsApp. A constatação é da pesquisa Hábitos e Comportamento dos Usuários de Redes Sociais, realizada pela e.lifegroup no Brasil com 1.961 pessoas. Os questionários foram aplicados no período de maio a agosto de 2016.

Segundo o levantamento, o Whatsapp foi a rede com mais relatos de adoção, seguida por Facebook e Twitter. O Facebook é a rede social mais utilizada para conhecer gente nova seguido por Twitter e Instagram. Aplicativos de relacionamento e paquera são utilizados por 12% da amostra. Para este público, o app de paquera passa a ser a primeira opção de comunicação para conhecer gente nova.

Preferência dos usuários por aplicativo:

evolução
O Facebook é a principal rede para passatempo e entretenimento, dos 54% de adeptos da rede para esta função, 53% deram preferência a este uso. O Twitter também tem importância neste cenário com 46% de seus usuários dizendo ser esta a primeira opção para passatempo. Para o dia a dia profissional também se destaca o Facebook, que, embora tenha a maior adoção, foi considerado a segunda opção para este tipo de contato. A primeira opção para trabalho acaba ficando com o Linkedin, embora em menor quantidade. Quando o tema é relacionamento com empresas, produtos e serviços o Facebook é a principal mídia.

A força do mobile

O estudo também mostra que o celular tornou-se um “canivete-suíço” para vários tipos de aplicações on-line e porta de entrada para o consumo de informações e serviços, apesar das dificuldades com o mcommerce. Do total de entrevistados, somente 54% dos internautas usam sua franquia para acessar as redes sociais diariamente, mas não
compram pacotes de dados adicionais de 3G e 4G. São pessoas heavy-users da internet e que topariam fornecer dados pessoais em troca de acesso Wi-Fi (80% delas).

Para este público, as questões de segurança não são mais o único desafio para o mcommerce,mas a dificuldade de uso de um app ou site móvel, o que demonstra que há muito a ser melhorado na gestão de interface e experiência do usuário de acesso móvel.

Consumo de vídeo por plataformas:

video

Em termos de consumo de conteúdo, o celular substituiu o jornal impresso (76% leem notícias no celular diariamente), o Portátil para jogar videogame (70% utilizam o celular para jogar) e o DVD/BlueRay (2 em cada 3 entrevistados acessa streaming pelo celular).

Dos internautas mobile, 98% utilizam Whatsapp, 88% Facebook, 81% Twitter e 79% Instagram. A maioria das redes citadas teve uso diário relatado. Em relação a consumo de conteúdo em vídeo, 96% dos entrevistados têm acesso a notícias pelo celular. Destes, 76% as acessam diariamente.70% utilizam o celular para jogar ou se entreter, sendo que 40% deles o fazem diariamente. 2 em cada 3 entrevistados acessam, conteúdo de vídeo via streaming (Netflix, Popcorn time, etc.). Sendo que 43% desse público vê streaming diariamente.

Ainda de acordo com a pesquisa, plataformas digitais de vídeo já ultrapassam TV paga e TV aberta entre internautas. Os canais permitem boa segmentação para presença de marcas Plataformas online já superam TV para usuários de redes sociais, principalmente plataformas que seguem o formato do Youtube. Plataformas de vídeo On-line, como YouTube e Streaming, TV Aberta e Paga, além de videos baixados no computador competem pela atenção dos internautas, cada um com suas vantagens e desvantagens.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies