Grupo RBS: 55 anos de história
Empresa celebra aniversário com atuação nas áreas de TV, jornais, internet, eventos e educação; colaboradores são homenageados na celebração
Empresa celebra aniversário com atuação nas áreas de TV, jornais, internet, eventos e educação; colaboradores são homenageados na celebração
Bárbara Sacchitiello
31 de agosto de 2012 - 2h27
No dia 31 de agosto de 1957, o empresário Maurício Sirotsky Sobrinho assumia a sociedade da Rádio Gaúcha, dando, assim, o primeiro passo para a formação do Grupo RBS, conglomerado de mídia da região Sul do País que, atualmente, atua no segmento de televisão aberta, TV local, TV paga, rádios, jornais e internet. No dia 3 de junho deste ano, a presidência da companhia passou para as mãos de Eduardo Sirotsky Melzer, conhecido como Duda Sirotsky. Ele é o quarto presidente a assumir o Grupo.
Na área televisiva, a RBS administra 18 emissoras nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nessas áreas, o grupo exibe a programação da TV Globo, emissora da qual é afiliada. Além disso, também opera dois canais de televisão locais (a TVCOM). O Grupo RBS também é proprietário do Canal Rural, cuja programação é toda voltada ao agronegócio.
O rádio – a atividade de fundação do grupo – atualmente conta com oito emissoras, sendo cada uma de um gênero de diferente: Rádio Atlântida (jovem), Itapema FM (música e cultura), Cidade (jovem, classe C), Gaúcha (jornalismo e esportes), Farroupilha (público adulto, classe C), Rádio Rural (agronegócio), CBN Diário e CBN 1340 (jornalismo).
No segmento de jornais, a RBS é a responsável pela publicação do Zero Hora, Diário Gaúcho, Pioneiro, Diário de SantaMaria, Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina, Hora de Santa Catarina e A Notícia. Na tentativa de encontrar modelos de monetização para seu conteúdo, o grupo antecipou-se na adoção da cobrança pelo acesso ao portal do Zero Hora, sua maior publicação, seguindo o exemplo da Folha de S.Paulo, o primeiro título do País a aderir à prática.
Nos últimos anos, a área digital tornou-se uma das prioridades do grupo, ganhando tamanha importância que todas as operações que tem como alicerce a web e o mobile foram agrupadas em uma única holding. Nesse braço, situam-se Guia da Semana, Hagah, Pontomobi, Hi-Midia, Oba-Oba, Predicta e Wine. O grupo também investe na área de educação e eventos, tendo adquirido a plataforma HSM, especialista em cursos e eventos na área de formação executiva.
Agradecimento aos colaboradores
Para celebrar o data, o grupo preparou anúncios nos quais destaca colaboradores que fazem parte de sua história em diferentes gerações. Mensagens de agradecimento ao comprometimento e aos serviços prestados acompanham as peças, que estão sendo veiculadas nos jornais do grupo.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King