ICL investe para consolidar prêmio de jornalismo
Instituto de Combustível Legal quer resgatar prestígio do Prêmio Esso com iniciativa que destaque as reportagens sobre fraudes e investigação no setor de combustíveis

Prêmio destacará as reportagens sobre o setor de jornalismo (Crédito: Shutterstock)
Com o objetivo de resgatar o prestígio do Prêmio Esso, que por mais de seis décadas teve a missão de exaltar as reportagens investigativas e que contribuíram para a evolução da sociedade brasileira, o Instituto de Combustível Legal (ICL) promove a edição de 2025 do Prêmio ICL de Jornalismo.
Criada pela instituição, no ano passado, a iniciativa visa destacar as reportagens da imprensa brasileira voltadas à temas como combate ao crime organizado, fraudes fiscais e, também, adulteração e falsificação de combustíveis.
De acordo com o ICL, o prêmio busca estimular o jornalismo de qualidade, gerando debate público para temas de interesse social e, também, para expor os malefícios que tais práticas irregulares trazem ao setor de combustíveis e à arrecadação pública.
No ano passado, a premiação já aconteceu, como um projeto piloto, e agora o ICL vem investindo em uma campanha de divulgação e promoção da iniciativa, sobretudo nas redes sociais.
“A estratégia reforça a importância da imprensa como aliada dos empresários, empreendedores e consumidores, na atuação jornalística isenta e investigativa nas fraudes estruturadas, e no combate ao crime organizado”, destaca Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal.
As inscrições vão até o próximo dia 30 e são divididas em duas categorias: matérias em texto, publicadas em jornais impressos, portais, blogs ou sites; áudio e telejornalismo, com reportagens veiculadas em rádio, podcasts, TVs, streaming e web TVs.
O Prêmio ICL de jornalismo terá, ainda, uma menção honrosa a uma reportagem de grande relevância, que poderá ter sido veiculada em qualquer formato. Ao todo, a premiação concederá um valor de R$ 50 mil aos autores das reportagens premiadas.
De acordo com Kapaz, a ideia é ampliar a premiação nos próximos anos, tornando o Prêmio ICL de Jornalismo uma referência nacional em reportagens investigativas a respeito do setor e ao enfretamento ao crime organizada.
“ O objetivo é consolidar a premiação como um instrumento de incentivo à cobertura jornalística qualificada, sempre apoiada por campanhas nas redes sociais e pela página oficial do ICL, que garante visibilidade, engajamento e transparência ao processo”, completa.