IVC apresenta projeto para pequenos editores

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IVC apresenta projeto para pequenos editores

Instituto mostrou aos representantes dos mercados regionais as tabelas de valores seus serviços


20 de abril de 2012 - 11h39

(*) De Campo Grande, Mato Grosso do Sul

O presidente do Instituto Verificador de Circulação (IVC), Pedro Silva, apresentou nesta sexta-feira 19, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, as mudanças que a entidade está promovendo para democratizar suas atividades e se tornar mais acessível aos pequenos editores do mercado regional.

O programa IVC MPE – Micro e Pequenos Editores – é um deles. Por um valor anual de R$ 1600, os veículos que possuem circulação de até 5 mil exemplares e faturamento de até R$ 2,4 milhões ao ano, podem ser auditados pelo Instituto. Até o ano passado, esse investimento chegava a R$ 8 mil reais por ano para as empresas. " Estamos democratizando a atuação. Os MPEs representam mais de mil jornais diário no Brasil”, avalia Silva.

Desde que o serviço foi lançado, no início deste ano, mais de 62 jornais já procuraram o órgão – metade deles, no entanto, eram veículos gratuitos, categoria que, segundo Silva, ainda não está oficialmente sendo auditada pelo IVC. Por enquanto  apenas os jornais Metro e Destak, de Sâo Paulo, estão sendo medidos em caráter de teste. A partir de maio, as agências de publicidade já terão acesso aos números desses dois títulos gratuitos.

O IVC também ampliou sua escala ao criar uma categoria para jornais médios – com circulação de 5 à 15 mil exemplares. Antes, a categoria seguinte a do MPEs classificava apenas jornais com circulação de 5 mil à 25 mil. O valor para a auditoria dos jornais desse segmento chega ao montante de R$ 7500 por ano.

Internet e mobile

Durante a apresentação de Pedro Silva no VII Encontro Nacional de Liderança Regionais, os profissionais do mercado tiveram a oportunidade de conhecer as métricas do IVC para auditoria de websites. O radar da entidade alcança mais de 5 mil cidades brasileiras, podendo auditar os portais e sites de cada um desses municípios. O investimento dos veículos para esse tipo de auditoria fica em torno de R$ 274 mensais.

Silva destacou que o IVC está desenvolvendo métricas para auditar veículos que estão on demand, como é o caso da TV Lance, na internet e veículos de broadcast, como a Rádio Globo na web. Além disso, os portais mobiles já representam grande crescimento. Até fevereiro o acesso aos portais móveis correspondiam a 2,4% de share. Em março, esse número subiu para 3,6%. Em relação aos sites móveis acessados de fora do Brasil, o share subiu de 4% para 8% .

Atualmente o IVC audita 80 dos cerca de 160 jornais cadastrados pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ).

* A repórter viajou a convite da Fenapro
 

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