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Mídia

IVC se digitaliza e medirá até aplicativos

No dado mais recente, 4,5% dos acessos aos sites dos veículos auditados pelos Instituto são feitos por mobile


31 de agosto de 2012 - 1h49

De Gramado/RS*

O ano do mobile, segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC), foi 2011. Em janeiro do ano passado, 0,7% dos acessos aos sites dos veículos auditados pelo IVC era feito por esta mídia somada aos tablets. Mas, segundo o dado mais recente, de julho de 2012, o número saltou para 4,5% e, no caso de alguns sites, já está próximo da faixa de 15%. E outro dado relevante: os tablets já representam metade desses 4,5%, sendo que o iPad é responsável por 90% dos acessos via tablets.

Em meio a este novo cenário, uma boa parte dos acessos passa a ser feita por aplicativos. Diante disso, o IVC traz uma novidade: passará a auditá-los. "O tráfego gerado nos aplicativos acaba ficando fora da auditoria que fazemos da web. Estamos oferecendo esta possibilidade ao mercado. Este era um ponto cego que não era auditado", ressalta o presidente do IVC, Pedro Silva, que participa em Gramado, no Rio Grande do Sul, da reunião nacional da Associação Brasileira das Agências de Pubicidade (Abap). O serviço permitirá acesso a dados de geolocalização, além de data e horário dos acessos e o sistema operacional do mobile, o que amplia as possibilidades de segmentação para os anunciantes. "Será possível, por exemplo, colocar um anúncio de bebida no momento em que a pessoa está escolhendo o restaurante pelo aplicativo", exemplifica Silva.

Um dos exemplos de sucesso de acessos móvel citado pelo presidente da entidade é o da Veja São Paulo. "Geralmente, o acesso pelo mobile ocorre quando o site oferece serviços de busca, por exemplo, de restaurantes e demais atrações", afirma. Segundo Silva, o IVC se adequa a uma nova realidade em que os aplicativos poderão passar a gerar receitas para os veículos.

O instituto passa a auditar também as campanhas online. "As agências e anunciantes compram campanhas e sites e recebem relatórios do que foi entregue. Com nosso serviço, podemos validar esses resultados e oferecer detalhes como geolocalização, tempo de permanência no site, dia e horário do acesso", diz Silva.

O IVC estabelece ainda uma parceria com a Abap que oferecerá 50% de desconto no valor da mensalidade do Instituto para agências com faturamento anual de R$ 6 milhões ao ano. "O bom dessa medida é que ela está alinhada com nossa intenção de regionalização. Ofereceremos as melhores práticas, dando ferramentas efetivas para ter métricas nesses mercados. E não só em TV, revista e jornal, mas principalmente nas plataformas digitais", afirma Luiz Lara, presidente da Abap.

*O repórter viajou à convite da Abap

Veja a cobertura da reunião da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap):

Abap já fala com mais de 1 milhão sobre publicidade infantil

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