Mais flexível, Globo garante renovação do pacote Futebol 2020
Postura mais flexível e amplitude da presença das marcas em sua grade teriam impulsionado anunciantes a manter a parceria com a emissora

Elenco de comentaristas e narradores da emissora durante a apresentação do plano comercial do futebol 2020 (Crédito: Divulgação)
Na tarde dessa terça-feira, 1º de outubro, terminou o prazo para que os atuais patrocinadores da temporada 2019 de Futebol da Globo (Ambev, Casas Bahia, Chevrolet, Hypera Pharma, Itaú e Vivo) enviassem sua resposta oficial de renovação de contrato para o ano de 2020. De acordo com informações obtidas pela reportagem, todos os patrocinadores atuais devem seguir com a emissora no próximo ano.
Embora o investimento no plano comercial do futebol continue sendo um dos mais valiosos do mercado – cada cota desse ano tem valor R$ 307 milhões – a disposição da emissora em ampliar a presença dos anunciantes na grade de programação e, sobretudo, a inclusão dos produtos digitais da Globo no pacote (como Globoesporte.com, mídias sociais, podcasts, Cartola e outros) também pesou para que os anunciantes vissem a emissora como um bom destino para seus budgets de comunicação.
De acordo com informações obtidas pela reportagem junto a profissionais de agências, a postura da Globo na negociação do Pacote Futebol 2020 foi bem diferente da adotada nos anos anteriores. A emissora ouviu as considerações dos anunciantes e mostrou mais flexibilidade na proposta de novas soluções comerciais que envolvam sua grade de programação. Ainda na opinião dos profissionais de agências, a Globo parece estar consciente do atual cenário delicado da economia nacional e, portanto, mais empenhada em manter seus atuais parceiros.
Oficialmente, os atuais patrocinadores não comentam a negociação. A emissora também, há tempos, deixou de falar oficialmente sobre seus acordos comerciais. Nos próximos dias a Globo deve comunicar oficialmente os nomes dos patrocinadores da temporada 2020 no futebol. Assim como nos últimos anos, o anuncio deve ser feito no Jornal Nacional e dos demais telejornais da casa.
Outra alteração em relação às comercializações anteriores do pacote de futebol foi uma ligeira redução no valor da cota de patrocínio na comparação com o ano anterior. Em 2019, cada cota teve o preço de tabela de R$ 310 milhões. No próximo ano, a emissora cobrará R$ 307 milhões.