Naspers expande presença no Brasil e AL
Em dois anos, o Grupo Buscapé, controlado pela companhia sul-africana, adquiriu 17 companhias virtuais e prepara a internacionalização da plataforma Lomadee
Em dois anos, o Grupo Buscapé, controlado pela companhia sul-africana, adquiriu 17 companhias virtuais e prepara a internacionalização da plataforma Lomadee
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14 de fevereiro de 2012 - 8h20
O mercado mundial de ad networks é avaliado em US$ 2,5 bilhões em faturamento de mídia (dados do Interactive Advertising Bureau – IAB) e os programas de afiliados devem faturar US$ 6,5 bilhões em vendas (segundo a eConsultancy). Sob esse cenário, a Lomadee, empresa do Grupo Buscapé, controlado pela companhia de mídia sul-africana Naspers, extrapolou os limites do serviço Buscapé e agora é uma plataforma capaz de agregar os interesses dos anunciantes e publishers tanto para o segmento de ad networks quanto para os programas de afiliados. Com esse modelo, a empresa registrou um aumento de 800% nas transações no último ano e expandiu o faturamento em 300%. “Temos 80 mil afiliados e mais de cem anunciantes, com marcas como Apple, Dell, Nokia e Walmart”, diz o vice-presidente de desenvolvimento de negócios do Grupo Buscapé, Guilherme Stocco. “São dois bilhões de páginas monetizadas”, completa o executivo.
A estratégia da Lomadee consiste em criar formatos inovadores e expandir o raio de alcance junto aos consumidores, mídia e, claro, aumentar também os resultados financeiros gerados com essa amplificação. Foi apenas em 2010 que a Lomadee perdeu o status de plataforma e ganhou os contornos de uma nova empresa. “Antes, usávamos a Lomadee só para o Buscapé e, depois, ampliamos para o programa de afiliados com o próprio Buscapé e o Bondfaro (outro comparativo de preços adquirido pela empresa). Em 2010, ampliamos o alcance da plataforma para parceiros como Apple, Dell e Nokia e, agora, a empresa atua em ad network (espaços publicitários) e ad exchange (pelo sistema Real Time Bidding – RTB –, que conecta as ad networks aos anunciantes e agências)”. Pelas ad exchanges, os inventários dos sites são agrupados por temas que têm similaridade. A diferença entre as redes é que as ad networks não trabalham com o RTB, ao contrário das ad exchanges.
Em curso está um projeto ambicioso do Grupo Buscapé em fazer da Lomadee, nos próximos anos, uma empresa que abranja toda a cadeia das ad networks, o que inclui dominar todos os formatos de advertising para internet, para mobile, vídeo, mídias sociais e outros. “Estamos entre os dez maiores sites visitados no Brasil. Via Naspers, deveremos exportar o modelo de negócios da plataforma Lomadee e preparar a empresa para a internacionalização. Ainda faremos isso com o SaveMe”, antecipa o executivo.
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