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#Nem1PraTrás, um movimento pela educação

Fundação Roberto Marinho, por meio do Futura, lidera mobilização que envolve 35 instituições e culminará com iniciativas no dia 28, Dia Mundial da Educação


9 de abril de 2019 - 11h03

Campanha joga um holofote sobre a questão da educação no Brasil (Crédito: Divulgação)

Um mês para jogar um holofote sobre a questão da educação no Brasil. É com esse intuito que a Fundação Roberto Marinho, através do canal Futura, veicula ao longo de abril a campanha #Nem1PraTrás, uma mobilização nacional em prol da educação. Com a adesão de mais de 35 instituições, como UNICEF, Instituto Ayrton Senna, Instituto Votorantim, Fundação Lemann, Fundação Itaú Social e TV Globo, entre outras, ela culminará com um dia de debates em torno no tema, em 28 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial da Educação. O foco da campanha está na juventude em situação de vulnerabilidade social e educacional.

“É um projeto de mobilização liderado pela Fundação mas construído por múltiplas mãos. Temos ações ao longo do mês mas culminamos no dia 28, inclusive com uma programação 24 horas sobre o tema no Futura. Esta é uma questão séria, precisamos falar sobre educação”, alerta João Alegria, gerente geral do Futura. Ele acrescenta que a Fundação Roberto Marinho lidera o projeto por ser um ator do campo educacional mas também por agregar o diferencial de estar vinculada a um grupo que tem o DNA de comunicação. “Isso nos diferencia bastante e entendemos que deveríamos nos colocar no papel de responsabilidade para ser um espaço através do qual falamos com os múltiplos atores envolvidos”, fala.

Com a campanha, a ideia é fazer um convite para formar parcerias e investir em duas jornadas. “Uma é a midiática, em que vamos todos falar ao mesmo tempo sobre o assunto que consideramos relevante e vamos contribuir com nossas especialidades, conhecimento técnico, para que consigamos abordar a causa, dos mais variados pontos de vista, e levá-la simultaneamente até a sociedade”, detalha. Ao longo do mês, todos os parceiros da iniciativa irão abordar o tema, levantando desafios e formas de resolvê-los. “Sempre convergindo para um conjunto de hashtags que faz com que uma grande bola de neve se forme ao redor do tema e que ele apareça”, fala.

Entre outras ações, a campanha envolve um hotsite  e a hashtag #Nem1PraTrás, criada em parceria com a agência C-Brand. Ela resume o conceito de mobilizar a sociedade em prol da garantia do direito ao acesso à educação por todos os brasileiros; a ação foi inspirada no lema “No one left behind”, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS, da ONU. A hashtag reforça ainda a não aceitação e, ao mesmo tempo, convoca a sociedade para uma atitude. Já a expressão Nem 1 é usada com o intuito de ampliar o conceito da campanha: Nem1SemEscola, Nem1SemApoio, Nem1SemEsporte etc. O projeto envolve ainda boletins diários no Futura e outras plataformas e a divulgação de depoimentos ligados ao tema, que estão sendo compartilhados nas redes sociais com a hashtag da campanha.

*Crédito da foto no topo: Martin Péchy/Pexels

 

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