News Corp pode extinguir The Daily
Primeiro veículo exclusivamente desenvolvido para iPad será reavaliado após as eleições norte-americanas em novembro
Primeiro veículo exclusivamente desenvolvido para iPad será reavaliado após as eleições norte-americanas em novembro
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12 de julho de 2012 - 5h38
The Daily foi lançado com pompa e circunstância, numa aliança simbólica entre uma das maiores marcas de tecnologia, a Apple, com uma grande empresa mundial de mídia, a News Corp. O casamento foi sacramentado, respectivamente, por Steve Jobs, CEO da Apple, e Rupert Murdoch, da News Corp. Na estreia do primeiro jornal eletrônico desenvolvido exclusivamente para o dispositivo que era novidade à época, o iPad, a proposta, tanto da Apple quanto da News Corp., era de iniciar um novo modo de consumir as notícias diárias.
Tudo isso aconteceu há apenas 18 meses, em fevereiro de 2011, e parece muito mais: de lá para cá, Steve Jobs morreu, o iPad continua a vender bem, as editoras ainda não encontraram um modelo de negócios perfeito para publicações no dispositivo e a News Corp. se viu obrigada a cindir suas operações de entretenimento e mídia, já que ficou manchada com os consecutivos escândalos de seus próprios editores e que culminaram com a extinção de um quase duecentenário periódico, o News of the World (NoW). Agora, ao que tudo indica, The Daily, o ousado projeto que, exclusivo para iPad, foi ampliado para atingir também os consumidores do Android, pode também ser extinto como o finado NoW.
A reavaliação do The Daily será feita pela News Corp. assim que acabarem as eleições presidenciais norte-americanas, que ocorrerão em 6 de novembro. O fato está descrito nos relatórios da própria News Corp. Sabe-se que, até os últimos dados divulgados, The Daily já perdeu US$ 30 milhões (ao menos no primeiro ano de operação). O jornal eletrônico de Rupert Murdoch enfrenta, ainda, uma série de competidores. Pior: competidores que oferecem conteúdo gratuito como o Zite, o Flipboard e o Pulse, todos aplicativos bastante populares que estão disponíveis a um toque de dedos no iPad.
Ainda que The Daily custe US$ 0,14 por dia, aparentemente as pessoas não estão interessadas em gastar tempo e dinheiro para ler notícias com mais profundidade do que o resumo proposto pelos apps agregadores de notícias. E, se estiverem realmente interessadas, podem acessar os sites originais. De novo, gratuitamente. Por tudo isso, assim que os EUA tiverem um novo presidente, a News Corp. poderá deixar de ter um título criado para revolucionar a mídia.
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