O Globo digitaliza seus 88 anos

Buscar
Publicidade

Mídia

O Globo digitaliza seus 88 anos

Jornal apresenta seu acervo, com ferramentas de visualização de textos, páginas e conexão das notícias do passado com as atuais


19 de agosto de 2013 - 12h45

Nesse domingo, 18, o jornal O Globo colocou no ar o seu acervo digital, que reúne reportagens, fotos, artigos e toda a cobertura feita pelo veículo em seus 88 anos de história.

De acordo com o diretor geral da Infoglobo, Marcello Moraes, o fato de o jornal ter demorado um pouco para lançar o acervo digital – em comparação com veículos como Folha de S.Paulo e Estadão, que já concluíram o processo – tem uma razão. A transposição das edições do jornal para o ambiente online carrega o objetivo de incrementar o portfólio digital para uma iminente alteração de seu modelo de negócio.

“A adoção de um modelo de paywall é inevitável e devemos ter novidades nos próximos meses. Sabemos que é necessário investir na qualidade e nos diferenciais do conteúdo se realmente quisermos monetizá-lo”, admite Moraes.

No acervo, o público poderá todo o conteúdo publicado pelo jornal por temas, palavras ou por datas. Uma das áreas da página trará, a cada dia, os destaques e as notícias mais recentes do site do jornal. Ao clicar no conteúdo, o leitor poderá acessar reportagens e colunas antigas que, de algum modo, conectam-se com aquele fato. Outro diferencial em relação aos acervos digitalizados é a ferramenta que permite a leitura apenas do texto relativo ao assunto, sem a necessidade de visualizar a página inteira.

Em homenagem ao Rio de Janeiro, o acervo terá o canal Rio de Histórias, no qual diversos colunistas separaram, por década, fatos e notícias que marcaram a história da cidade naquele momento. As charges e tirinhas humorísticas do Globo também estarão reunidas em outra área, podendo ser localizadas por ordem cronológica, por autores ou temas.

Para apresentar o novo produto aos leitores, o jornal veiculou chamadas na semana passada, antecipando o lançamento, e investiu também em uma campanha publicitária, criada pela DM9 Rio, que trabalha o conceito “Acervo O GLOBO. A história do Rio, do Brasil e do mundo. A sua história.”
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Netflix conquista 8 milhões de novos assinantes no segundo trimestre

    Netflix conquista 8 milhões de novos assinantes no segundo trimestre

    Plataforma de streaming superou as projeções, impulsionada pela opção de assinatura com anúncios publicitários

  • Record aposta em Marcia Fu para abordar Olimpíada no digital

    Record aposta em Marcia Fu para abordar Olimpíada no digital

    Canal da Fu! abordará assuntos diversos, tendo como início os Olímpicos de Paris, para aproveitar a experiência da ex-atleta