OpenAI apresenta ChatGPT Health, IA voltado à saúde
Empresa diz que a tecnologia apoia o atendimento médico, sem substituir profissionais ou indicar tratamentos

OpenAI lança ChatGPT Health, IA sobre saúde dentro do ChatGPT (Crédito: N Universe/Shutterstock)
OpenAI lança o ChatGPT Health, uma experiência dentro do ChatGPT voltada ao acesso e à organização de informações de saúde com base em dados fornecidos pelo próprio usuário.
A iniciativa, segundo a empresa, contou com a colaboração de mais de 260 médicos, de 60 países e diversas especialidades, ao longo de dois anos, e busca ajudar usuários a se informar, se preparar para consultas médicas e acompanhar dados de bem-estar, sem substituir o atendimento profissional ou oferecer diagnósticos e tratamentos.
Como funciona o ChatGPT Health?
A nova área permite a conexão de prontuários eletrônicos de saúde e de aplicativos de bem-estar, como Apple Health (disponível apenas nos Estados Unidos e dispositivos com iOS), Function e MyFitnessPal.
Com isso, o sistema pode auxiliar na compreensão de resultados de exames, no preparo para consultas médicas, na análise de hábitos alimentares e de exercícios ou na avaliação de opções de planos de saúde, sempre com base nas informações individuais do usuário.

OpenAI lança ChatGPT Health, IA sobre saúde dentro do ChatGPT (Crédito: Divulgação)
Como funciona o compartilhamento de dados com o ChatGPT Health?
A OpenAI reforça que o ChatGPT Health é uma ferramenta segura, que não realiza diagnósticos nem indica tratamentos.
As conversas relacionadas à saúde ficam armazenadas em um espaço separado dentro do ChatGPT, com camadas adicionais de proteção, incluindo criptografia e isolamento de dados.
De acordo com a empresa, essas conversas não são utilizadas para treinar seus modelos fundacionais, e o usuário pode gerenciar ou excluir informações a qualquer momento.
Inicialmente, será disponibilizado para um grupo limitado de usuários, como parte de uma fase de testes e aprimoramento.