Os 35 anos do Globo Esporte
Telejornal esportivo da Globo foi ao ar pela 1ª vez em 14 de agosto de 1978; relembre as aberturas
Telejornal esportivo da Globo foi ao ar pela 1ª vez em 14 de agosto de 1978; relembre as aberturas
Bárbara Sacchitiello
14 de agosto de 2013 - 12h21
No dia 14 de agosto de 1978 foi ao ar a primeira edição do Globo Esporte. O programa diário da TV Globo foi criado com a missão de resumir, no horário do almoço, as principais notícias referentes aos torneios estaduais e nacionais de futebol, misturando-as com tons de humor e entretenimento. Trinta e cinco anos depois, a atração ainda mantém essa linha, mas com um foco de cobertura bem mais amplo.
Apesar do futebol ainda dominar boa parte dos assuntos, o telejornal também abriu espaço para outras modalidades esportivas, destacando os atletas e desempenhos brasileiros na natação, tênis, vôlei, automobilismo, boxe, basquete, etc. Até o ano de 1983, a atração era exibida de segunda à sexta-feira. A partir de 1984, o programa também ganhou uma edição aos sábados.
O Globo Esporte possui, atualmente, uma edição regional nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Ceará, Goiás e Distrito Federal. Nas demais regiões do País, é exibido o sinal do programa do Rio de Janeiro.
Apresentadores
Ao longo desses 35 anos, diversos apresentadores passaram pela bancada do jornal esportivo. Os primeiros foram Léo Batista e Fernando Vanucci. Mylena Ciribelli, Isabela Scalabrini são outros nomes que foram revelados pelo telejornal. Atualmente, os apresentadores de maior destaque das edições regionais do Globo Esporte são Alex Escobar (Rio de Janeiro) e Tiago Leifert (em São Paulo).
Relembre as aberturas do Globo Esporte:
Globo Esporte (1978)
Globo Esporte (1981)
Globo Esporte (1998)
Globo Esporte (2003)
Globo Esporte (2006 – Atual)
Compartilhe
Veja também
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo