Mídia

Provoke passa a gerir área educativa da organizadora de The Town e Rock in Rio

Agatha Arêas, ex-VP de Learning Experience de marcas da Rock World, como Rock in Rio e The Town, agora é sócia fundadora da Provoke Edutainment Club

i 20 de setembro de 2023 - 15h29

Os projetos da área de edutainment da Rock World, empresa responsável pelo The Town e Rock in Rio, passam a ser geridos pela Provoke Edutainment Club.

A empresa foi fundada pela até então vice-presidente da área de Learning Experience da Rock World, Agatha Arêas, e tem Marco Rovela, Learning Experience Manager do Rock in Rio, como sócio.

Provoke Edutainment Club Rock World

Agatha Arêas funda Provoke Edutainment Club, empresa de Edutainment (Crédito: Divulgação)

Na Provoke, a executiva também irá atuar com a educação e entretenimento e seguir trabalhando ao lado da Rock World, mas agora como parceira direta da marca neste segmento chamado de Edutainment. “A Rock World é a nossa primeira parceira”, salienta Agatha.

Segundo a fundadora da empresa, a Provoke é uma evolução natural de uma ideia que ela mesma teve em 2015 — quando ainda era diretora de marketing do Rock in Rio — de criar o Rock in Rio Academy, uma imersão executiva no modelo de negócios e na cultura organizacional do festival.

Após criar a unidade de educação da Rock World e idealizado projetos como Rock in Rio Academy, Rock in Rio Humanorama, e The Town Learning Journey, Agatha começou a vislumbrar várias outras oportunidades que já não cabiam no guarda-chuva da empresa.

“Fiz então mais uma proposta à organização de criar minha própria empresa, mas levando os projetos de educação que criei para Rock in Rio e The Town e a licença dessas marcas para novos projetos no segmento educacional”, revela a executiva, salientando que a ideia foi recebida com apoio pela liderança da Rock World.

Agatha explica ainda que com o surgimento da Provoke, a LExU (Learning Experience Unit da Rock World) se dissolve. Logo, além de absorver os projetos de educação das marcas Rock in Rio e The Town, a Provoke pretende, segundo a executiva, idealizar novos formatos no âmbito dessas marcas, tendo independência para criar e produzir outras iniciativas junto de outras marcas e em outros segmentos do mercado.

Provoke Edutainment Club

“Precisamos provocar e nos deixar provocar pelo novo e gerar sinapses não óbvias”, pontua Agatha. A sócia fundadora da companhia revela que foi essa crença que levou ao nome da empresa, que pretende ser cada vez mais uma agente provocadora de inspiração, insights, conexões e ação através de experiências de aprendizagem concebidas sob o conceito de edutainment.

A Provoke Edutainment Club é uma plataforma de produtos autorais – originais e licenciados – online e presenciais, dirigidos aos segmentos B2B e B2C – com atuação no Brasil e em Portugal, que nasce com duas verticais de negócios: Co-branded e Originals.

De acordo com Agatha, o Co-branded envolve os projetos em parceria com a Rock World e com outras marcas cujo legado tem potencial para ver sua cultura organizacional e seu modelo de negócio traduzidos em experiência de aprendizagem. Já o Originals é o primeiro projeto da Provoke. Lançado no início de 2024, ele consiste em um ecossistema dedicado ao universo da liderança, com foco na formação de líderes em início de carreira.