Quem são os usuários do YouTube no Brasil?
Dados inéditos do YouTube Insights 2017 mostram um acréscimo de 35 milhões no número de pessoas conectadas à plataforma nos últimos dois anos
Dados inéditos do YouTube Insights 2017 mostram um acréscimo de 35 milhões no número de pessoas conectadas à plataforma nos últimos dois anos
Luiz Gustavo Pacete
24 de julho de 2017 - 7h00
O YouTube diz ter atingido a marca de 98 milhões de usuários mensais no Brasil, com um adicional de 35 milhões nos últimos dois anos. Os dados inéditos são do estudo YouTube Insights 2017, segunda edição do levantamento que reúne os principais dados da plataforma. O relatório é dividido nas categorias música, gastronomia, games, moda e beleza e futebol.
Mitos e verdades sobre youtubers
“Esse crescimento tem relação direta com algumas particularidades do Brasil. Diferentemente de outros países de língua inglesa, o Brasil precisa de uma produção de conteúdo local o que torna a oferta de conteúdo muito interessante e amplia a base de usuários”, comenta Juliana Simão, Product Marketing Manager do Google.
De acordo com Marcella Campos, head de marketing B2B do YouTube, o objetivo da edição deste ano é ir além dos números e trazer maior proximidade das personas que fazem uso da plataforma, seja como consumidores, seja como produtores de conteúdo. “Teremos 27 perfis de pessoas que possuem relação com o YouTube e que, de alguma forma, podem contribuir para marcas e agências entenderem a extensão da plataforma”, diz Marcella.
O estudo, que será apresentado ao mercado nesta segunda-feira, 24, também mostra que game e futebol ganharam destaques como elemento de atenção para as marcas. Sobre futebol, Marcella diz que aumenta o interesse da audiência em torno da Copa da Rússia 2018. Sobre games, a executiva comenta sua importância também enquanto negócios.
“Apesar de todos os superlativos envolvendo games, o mercado ainda olha para essa categoria como algo que não é tão sério e nosso objetivo é mostrar que essa indústria está cada vez mais profissionalizada”, diz Marcella. De acordo com o estudo, a indústria de games já fatura mundialmente quase US$ 110 bilhões. Na plataforma, já são mais de 56 milhões de consumidores de conteúdo de games online.
O estudo aponta que o interesse por vídeos de esportes no YouTube é três vezes maior do que tecnologia. “A maioria dos consumidores de futebol no YouTube ainda são homens, mas as mulheres já representam 20% da audiência. Segundo o YouTube Insights, 31% dos usuários procuram a plataforma para acessar conteúdo de aprendizado. Outros 54% acreditam que a essência da plataforma é a liberdade de expressão. Ainda segundo o estudo, 41% acreditam que o YouTube se diferencia pela diversidade e 26% acreditam que é a autenticidade que faz do YouTube uma plataforma diferente.
Confira mais informações sobre o YouTube Insights publicadas na edição 1770 de Meio & Mensagem cuja íntegra está disponível para download em Android e iOS.
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