Mídia

Redes de TV dos EUA se unem em conselho de mensuração de audiência

Fox, NBCUniversal, Paramount, TelevisaUnivision e WarnerBros. Discovery formam a Joint Industry Council, com foco em dados de streaming

i 9 de janeiro de 2023 - 18h09

(Crédito: Shutterstock)

Com informações do Ad Age

Quatro das cinco maiores redes de televisão dos Estados Unidos e o coletivo de dados OPenAP estão criando o Joint Industry Council (JIC) com a proposta de definir padrões, coordenar a coleta de dados de programadores de streaming e certificar players terceirizados para aferir os dados de audiência do streaming a partir de 2024.

Fox, NBCUniversal, Paramount, TelevisaUnivision e WarnerBros. Discovery são as redes que, inicialmente, aceitaram compartilhar seus dados com o servidor OpenAP, promovendo a interoperabilidade do sistema. Mas outros players, como The Walt Disney Co., Netflix e Amazon estão sendo encorajados a fazer parte do projeto.

O JIC é similar a algo que outros países fora dos Estados Unidos já fazem por décadas, que é a negociação coletiva de contratos de mensuração de audiência por parte de redes de televisão. Mas, executivos da Paramount e da NBCUniversal disseram que o plano não é negociar um contrato coletivo ou algo para apenas uma empresa e que não se trata de aferir a medição linear da TV nesse momento.

Em vez disso, o objetivo é definir padrões, obter visibilidade a respeito de como as empresas de medição terceirizadas estão operando e contratar uma empresa para auditar a coleta, fazer análises e gerar relatórios sobre os dados de audiência no streaming.

Sem substituir o MRC

A criação de padrões e de auditoria parece bem o que já é feito pelo Media Rating Council (MRC). Mas, executivos da Paramount e da NBCUniversal disseram que a ideia do JIC é complementar e não substituir o trabalho do MRC, já que ele representa tanto as agências quanto os players de marketing.

Em comunicado, o JIC disse que irá trabalhar com uma variedade de grupos da indústria, incluindo a Video Advertising Bureau, a Association of National Advertises, 4As e a Advertising Research Foundation.

Embora não possa substituir o MRC, o JIC pode ser mais rápido. O MRC, embora tenha publicado há muito tempo os padrões de mensuração de audiência multiplataforma, está analisando o recredenciamento do painel de TV da Nielsen, além de novos aplicativos de mensuração de TV da Comscore TV e outro da iSpot.tv. Mas as auditorias da Nielsen ainda não começaram e não há garantiram de que serão concluídas até maio de 2024.

Para o upfront de 2024

“Nossa intenção é certificar todos os provedores de medição de audiência até o ano de 2024 e todos aqueles que aderirem aos requisitos estarão prontos para as transações no ecossistema de vídeo premium”, disse Jon Halley, president of advertising e chief operating officer da Paramount.

O JIC espera anunciar os padrões de medição de audiência em primeiro de março, e, em seguida – em 25 de abril – realizar um evento para compartilhar uma primeira apresentação no progresso do trabalho, de acordo com comunicado.