Secom revela hábito de consumo de mídia
Estudo revela que 97% dos brasileiros têm o hábito de ver TV, enquanto só 6% leem jornal diariamente
Estudo revela que 97% dos brasileiros têm o hábito de ver TV, enquanto só 6% leem jornal diariamente
Meio & Mensagem
7 de abril de 2014 - 6h20
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou nesta sexta-feira, 7, a Pesquisa Brasileira de Mídia, que entrevistou cerca de 18 mil brasileiros entre outubro e novembro do ano passado. Entre os números de destaque, o estudo mostrou que 47% da população tem o hábito de se informar pela internet, mas o meio campeão ainda é a televisão, que 97% dos entrevistados afirmaram assistir, seguida de rádio, por 61% da população.
Por outro lado, 75% dos brasileiros nunca leem jornais e 85% nunca leem revistas. Só 6% dos entrevistados afirmaram ter o hábito de consumir jornais diariamente. Apesar disso, é o veículo apontado como o de maior credibilidade: 53% das pessoas confiam sempre ou quase sempre nas informações dos jornais.
A pesquisa também revelou que os internautas passam, em média, três horas e 39 minutos online, de segunda a sexta-feira, enquanto assistem a três horas e 29 minutos de TV. O estudo realizou, ainda, cruzamentos entre hábitos de consumo de mídia, classe social, grau escolar e gênero. Descobriu, por exemplo, que só 21% dos entrevistados com renda familiar de até um salário mínimo acessam a rede semanalmente, em comparação aos 75% de pessoas com renda superior a cinco salários mínimos.
A Pesquisa Brasileira de Mídia perguntou, ainda, a impressão da população sobre produções estatais, como TV Brasil, A Voz do Brasil e Café com a Presidenta. Entre os entrevistados, 28% afirmaram já ter acessado o Portal Brasil e 24% o Blog do Planalto.
A Secom investiu R$ 2,4 milhões no levantamento realizado pelo Ibope Inteligência, que ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix