Assinar

5 séries que falam sobre redes sociais e podem inspirar estratégias de marketing

Buscar

5 séries que falam sobre redes sociais e podem inspirar estratégias de marketing

Buscar
Publicidade
Mídia

5 séries que falam sobre redes sociais e podem inspirar estratégias de marketing

Debates sobre novas plataformas de comunicação, comportamentos no ambiente virtual e as inovações impulsionam a criação desses conteúdos


31 de março de 2023 - 17h00

Encontrar uma série que fala sobre redes sociais não é difícil no cenário atual. Os debates sobre novas plataformas de comunicação, os comportamentos no ambiente virtual e as inovações impulsionam a criação desses conteúdos.

Além de provocar reflexões interessantes, as séries e filmes sobre redes sociais podem servir como inspiração sobre como usar os espaços para aplicar estratégias de marketing ou até como exemplos do que não fazer na internet. 

Para as marcas, inclusive, isso pode ser um diferencial. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box apontou que 64% dos consumidores brasileiros têm a impressão que as empresas presentes nas redes sociais são mais interessantes.

Esse dado, portanto, reforça a importância de as empresas estarem presentes nas plataformas digitais.

A pesquisa da Opinion Box, denominada Guia do Marketing nas Redes Sociais, também indicou que 72% dos consumidores seguem empresas nas redes. 

No entanto, é preciso ir além da presença e entregar conteúdos relevantes ao público. Hoje, com o avanço de novas ferramentas e a criação de redes sociais alternativas, as mudanças acontecem rápido e refletem também nos hábitos de consumo.

Acompanhar as séries sobre o uso das redes sociais pode ser uma maneira dinâmica de entender as tendências do mercado e compreender o universo por trás desses meios de comunicação.

Conheça as principais tendências do marketing para site de publicidade

 

Leia também:

5 séries que falam sobre redes sociais 

Dicas de séries que falam sobre redes sociais

 

As tendências e comportamentos retratados em conteúdos audiovisuais podem trazer insights relevantes neste quesito, contribuindo com as marcas em questões mais estratégicas e no conhecimento de novos públicos, como a geração z e alpha.

Confira, a seguir, uma lista com dicas para quem está em busca de uma série que fala sobre redes sociais. 

Black Mirror (Netflix)

A série Black Mirror foi criada em 2011 e se popularizou em 2015, quando foi adquirida pela Netflix e passou a fazer parte da plataforma de streaming.

As histórias exploram os impactos da tecnologia na sociedade, apresentando dilemas éticos, críticas e reflexões importantes para diversos temas, como a inteligência artificial, realidade virtual e as redes sociais.

Com cinco temporadas, Black Mirror traz uma história diferente a cada episódio, retratadas em realidades alternativas e futuristas. 

Entre elas, várias podem ser relacionadas com alguns comportamentos comuns nas mídias sociais e outras colocam os meios de comunicação online como foco do episódio.

Apesar de ser um conteúdo de ficção, aborda temas atuais e pode despertar debates interessantes. Todas as temporadas continuam disponíveis na Netflix.

Confira o trailer do episódio “Smithereens”, episódio da 5ª temporada que fala sobre o uso excessivo das redes sociais. 

You (Netflix)

https://www.youtube.com/watch?v=3COY_HrMngc

You, ou Você na tradução para o português, é uma série lançada em 2018 e teve a sua mais recente temporada divulgada no início de 2023. Até agora, são quatro temporadas disponíveis.

O enredo acompanha a história de Joe Goldberg (Penn Badgley), que inicia sua história como gerente de uma livraria em Nova York. Logo, ele se mostra obcecado por suas paixões e se revela um stalker violento. 

As redes sociais não são o foco da série, mas ganham destaque quando o personagem principal utiliza os canais para vigiar – ou stalkear – suas vítimas. 

Com isso, You acaba abordando a exposição nas redes e as consequências dela em casos mais extremos. 

O programa já teve a sua quinta e última temporada confirmada pela Netflix, streaming que abriga todos os episódios. 

Emily em Paris (Netflix)

Ao contrário de You, Emily em Paris traz uma abordagem mais positiva sobre o uso das redes sociais e faz uma relação direta com o marketing de influência, além de outras estratégias que podem fazer das plataformas aliadas das marcas.

Lançada em 2020, a série conta com três temporadas e acompanha a vida de Emily Cooper (Lily Collins), uma executiva de marketing que se muda para Paris a trabalho. 

Mesclando comédia e romance, essa também é uma série que fala sobre redes sociais e seus impactos nos negócios. Emily, por exemplo, se vê ganhando muitos seguidores ao compartilhar sua vida em Paris pelo Instagram.

Além disso, a profissional também desenvolve estratégias nas redes para seus clientes, apresentando o potencial das ferramentas para a divulgação das marcas.

A série já teve sua próxima temporada confirmada e está disponível na Netflix. 

Clickbait (Netflix)

Com uma temporada, a série Clickbait aborda um crime impulsionado pelas redes sociais e debate temas como a distinção de identidades criadas no ambiente online e na vida real.

Lançada em 2021, a produção usa os oito episódios para apresentar os pontos de vista de diferentes personagens sobre o crime: o sequestro de Nick Brewer (Adrian Grenier). 

Depois de sequestrado, Nick passa a depender de um jogo online movimentado por likes e visualizações. 

Apesar de trazer uma abordagem mais tensa, o suspense também é uma boa pedida para quem busca uma série que fala sobre redes sociais e pode trazer reflexões interessantes.

Os episódios estão disponíveis na Netflix. 

Madam Secretary (Globoplay)

https://www.youtube.com/watch?v=VJuGwXBnfVk

Madam Secretary é um drama lançado em 2014, que acompanha a história de Elizabeth McCord (Tea Leoni), secretária de Estado e ex-analista da CIA.

A produção aborda muitas temáticas, como o cenário político e a vida de Elizabeth como mãe, mas as redes sociais aparecem como destaque com as fake news. 

Disponível no Globoplay, essa também pode ser uma indicação interessante de série que fala sobre redes sociais, e conta com seis temporadas. Confira o trailer do episódio final:

5 documentários sobre redes sociais 

Além das séries que falam sobre redes sociais, existem documentários que também podem contribuir para debates e entendimentos importantes sobre o uso das plataformas.

Veja, abaixo, cinco exemplos dessas produções:

  • #chicagoGirl: esse documentário de 2013 está na Netflix;
  • Fake Famous: disponível na HBO Max, estreou na plataforma em 2021;
  • Privacidade hackeada: documentário de 2019, que pode ser assistido na Netflix;
  • O dilema das redes: lançado em 2020, o documentário está disponível na Netflix;
  • Império de Memes: disponível na Netflix, esse documentário foi lançado em 2019.

Resumo do tema

As séries, os filmes e os documentários são produções que tendem a retratar, de alguma maneira, a realidade, pautas atuais e tendências do mundo real. 

Por isso, as séries sobre redes sociais fazem parte das produções, trazendo críticas e reflexões, tanto positivas como negativas, em relação ao uso das plataformas.

Com as marcas cada vez mais presentes no ambiente digital, esse debate pode ser importante para entender a melhor maneira de divulgar conteúdos e destinar as redes para aplicações eficientes.  

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também