Sites turísticos triplicam audiência em três anos
Apenas em julho deste ano, 16,5 milhões de brasileiros visitaram páginas de companhias aéreas, hotéis e de informações sobre viagens
Sites turísticos triplicam audiência em três anos
BuscarSites turísticos triplicam audiência em três anos
BuscarApenas em julho deste ano, 16,5 milhões de brasileiros visitaram páginas de companhias aéreas, hotéis e de informações sobre viagens
Padrão do site
31 de agosto de 2012 - 8h32
Apenas no último mês de julho, 16,5 milhões de brasileiros acessaram sites de turismo – companhias aéreas, hotéis, de comparativo de preços e de informações sobre destinos -, o que representa 18% a mais do que o mesmo dado do ano passado. Os números são da pesquisa comScore Media Metrix e confirmam que a maior parte das pessoas recorre à internet para planejar viagens e fazer reservas.
O dado revela que, nos últimos três anos, a audiência dos sites turísticos triplicou e um em cada três usuários da internet visitou a categoria turismo em julho. A expansão no mês se justifica em função das férias escolares, que batem recordes de visualização. Segundo o diretor da comScore Brasil, Alex Banks, os fornecedores de serviços e as agências de turismo virtuais devem se certificar de que suas estratégias digitais atendam a esse público crescente de usuários experientes da internet, especialmente por conta do aumento da concorrência para atrair novos clientes e manter os existentes.
Esses números da comScore confirmam uma outra pesquisa, da Hi-Mídia, feita pelo M.Sense, segundo a qual a internet já gera mais confiança nas pessoas quando se trata de turismo do que os agentes de viagem. Nos dados da Hi-Mídia, 44% dos entrevistados confiam na web para se informar e fazer transações relacionadas a turismo enquanto 41% dizem confiar nos agentes de viagem. Ainda, mais da metade das transações são feitas por meio da rede (58% fazem reservas de hotéis online e 56% compram passagens pela internet).
Pelo ranking da comScore, conforme o critério de visitantes únicos (de casa ou do trabalho), os cinco sites mais visitados em julho foram, pela sequência, o Hotelurbano.com.br, com 3,1 milhões de visitantes; Decolar.com, com 2,3 milhões; Tam.com.br, com 2,2 milhões; Voegol.com.br, 1,9 milhão; e Submarinoviagens.com.br, com 1,7 milhão de visitantes.
O perfil dos usuários é composto quase na mesma proporção por homens e mulheres e um terço dos visitantes está na faixa etária entre 25 a 34 anos (32,6% do total). Geograficamente, São Paulo é o estado cuja população mais acessa os sites de turismo, com 32% do total, seguido pelo Rio de Janeiro, com 13%.
Compartilhe
Veja também
Quais impactos a regulamentação de IA no Brasil terá na publicidade?
Medida aprovada pelo Senado e que segue para a Câmara dos Deputados promete transformar a indústria de comunicação e publicidade no Brasil
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital