Sucesso de Fernanda Torres impulsiona cinema brasileiro
Conquista do Globo de Ouro pela atriz e reconhecimento de Ainda Estou Aqui são acompanhados de bilheteria recorde e maior buzz em torno das produções nacionais
Sucesso de Fernanda Torres impulsiona cinema brasileiro
BuscarSucesso de Fernanda Torres impulsiona cinema brasileiro
BuscarConquista do Globo de Ouro pela atriz e reconhecimento de Ainda Estou Aqui são acompanhados de bilheteria recorde e maior buzz em torno das produções nacionais
Bárbara Sacchitiello
7 de janeiro de 2025 - 6h05
Fernanda Torres posa com o troféu do Globo de Ouro de Melhor Atriz em filme de Drama (Crédito: Reprodução/X)
“Eu espero que ainda mais gente vá ver esse filme, vá ver o Auto da Compadecida, vá ver milhares de filmes lindos que a gente faz. Vamos ter orgulho dos nossos artistas, dos nossos escritores”. Essas foram as palavras ditas por Fernanda Torres na primeira entrevista exclusiva que deu à Globo, logo após receber o Globo de Ouro de Melhor Atriz em filme de Drama, pelo seu trabalho em Ainda Estou Aqui, já na madrugada de segunda-feira, 6.
Emocionada, assim como boa parte do público brasileiro que celebrava a vitória nas redes sociais, Fernanda Torres colocou o cinema e a arte do Brasil no centro de seu discurso, destacando como, além da aclamação internacional, as produções também precisam da plateia brasileira.
E Ainda Estou Aqui, de fato, vem conseguindo cumprir esse feito. A obra do diretor Walter Salles, que aclamou Fernanda Torres e que também concorreu ao troféu de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa no Globo de Ouro, conseguiu levar mais de 3 milhões de pessoas ao cinema até o fim de 2024, de acordo com dados do Filme B.
A expectativa é que a vitória de Fernanda, bem como o fortalecimento que o Globo de Ouro deu para a disputa do Oscar – Ainda Estou Aqui está entre os pré-indicados para a categoria de Filme Estrangeiro – aumentem a plateia do filme, que conta a história da família de Rubens Paiva, deputado que foi preso e assassinado pela ditadura militar no Brasil, deixando a mulher, Eunice, e cinco filhos.
Ao longo de toda a segunda-feira, 6, a Globo tratou de fazer sua parte na divulgação do filme, destacado como a primeira produção original de um longa-metragem do Globoplay. Em todos os telejornais que noticiavam sobre a vitória da atriz, a primeira de uma brasileira no Globo de Ouro, a emissora enfatizou que Ainda Estou Aqui segue em cartaz nas salas de cinema de todo o Brasil.
O filme está, ainda, em meio a uma grande campanha internacional para sua divulgação, que conta diretamente com a participação do diretor e de Fernanda Torres. A atriz, inclusive, é dona de uma produtora, a Trígonos Produções Culturais. A Primeiro Plano é a empresa de relações públicas responsável pela comunicação e divulgações à imprensa de Ainda Estou Aqui.
As análises a respeito da histórica vitória de Fernanda Torres e da visibilidade do filme brasileiro pelo mundo apontam que a boa recepção do longa tem o poder de fazer com o que público redescubra e se interesse pelo cinema nacional.
A bilheteria de Ainda Estou Aqui já quebrou recordes. É a primeira vez, desde 2020, que um filme brasileiro supera a marca de 3 milhões de ingressos vendidos, feito conseguido em oito semanas. O sucesso da obra, baseada no livro homônimo do jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva já está, de certa forma, gerando efeito positivo em outras produções nacionais.
Nesta segunda-feira, 6, foi divulgado que o filme O Auto da Compadecida 2, que estreou nos cinemas oficialmente no último dia 25, alcançou a marca de 2 milhões de espectadores, de acordo com dados do Filme B e do Box Office Brasil.
A obra volta a contar a história da dupla Chicó e João Grilo (personagens de Selton Mello e Matheus Nachtergaele), 20 anos depois da estreia do longa que conquistou o País. A produção é da Conspiração e da H20 Produções.
O Auto da Compadecida 2 já levou mais de 2 milhões de pessoas aos cinemas (Crédito: Laura Campanella/Divulgação)
Além dos possíveis efeitos para a bilheteria dos filmes nacionais, a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro e o sucesso de Ainda Estou Aqui já estão provar o poder de engajamento do Brasil nas redes sociais.
De acordo com levantamento feito pela empresa Charisma a respeito do impacto digital do Globo de Ouro, os posts com a presença da atriz brasileira geraram um engajamento 22 mil vezes maior, para o Golden Globes, do que as demais postagens.
Os três posts feitos por Fernanda Torres em seu Instagram no evento atingiram 46 milhões de pessoas até o início de segunda-feira, 6. Desse total, 40,2 engajaram-se apenas com o post que reproduz o discurso da vitória da atriz.
Nas redes sociais, além do público, alguns perfis de marcas aproveitaram o engajamento e celebraram Fernanda Torres. O Itaú, que tem a atriz como uma de suas embaixadoras, fez um post de agradecimento. O Globoplay, responsável pelo filme, também aproveitou para celebrar a artista. Veja, abaixo, alguns exemplos:
EMOÇÃO É POUCO, O QUE EU TÔ SENTINDO AINDA NÃO TEM NOMEEEEE! #AindaEstouAqui
Fernanda Torres, eu, o Brasil e o #GoldenGlobes não cansamos de te aplaudir! #MaisVocê pic.twitter.com/kfLmuYqc9i
— globoplay (@globoplay) January 6, 2025
segundou com motivos de sobra pra comemorar, e meu coração tá cheio de alegria o cinema brasileiro brilhando mais uma vez, representado por uma atriz gigante ✨
impossível não ficar em clima de festa depois de uma vitória dessas!— Nat Natura (@naturabroficial) January 6, 2025
✨ “É sobre ser gigante, é sobre ser lendária!” Quem mais ficou de queixo no chão com a atuação incrível da Fernanda Torres? Já levou um Globo de Ouro, e agora só falta um Oscar para completar a estante! Quem mais assistiu ela aqui na Cinemark? Conta aí! #FernandaTorres pic.twitter.com/bTopHvkShQ
— Cinemark Brasil (@cinemarkoficial) January 6, 2025
Viu a Fernanda Torres ontem?? TO-TAL-MEN-TE PREMIADA! @oficialfernandatorres é a vencedora do Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz Filme – Drama por sua atuação como Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui.#GoldenGlobes #GloboDeOuro #AindaEstouAqui pic.twitter.com/bJJ19RKvHo
— UCI CINEMAS (@UCICinemas) January 6, 2025
Compartilhe
Veja também
Os impactos da decisão do STF sobre responsabilização das big techs
Ampliação da responsabilização das redes sociais terá consequências para as big techs, mas também para outras esferas da criatividade, segundo especialistas
Em que patamar está a discussão sobre a Lei Cidade Limpa?
Projeto que tramita na Câmara Municipal de São Paulo visa modificar Lei Cidade Limpa; Instituto dos Arquitetos do Brasil e Kassab se manifestam contrários