TikTok quer ajudar os cinemas a engajar a Geração Z
Novo formato de anúncios para estúdios faz parte das atualizações do evento anual TikTok World; plataforma apresenta mais funcionalidades para marcas
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*Por Erika Wheless, do Ad Age
O TikTok está buscando ajudar os cinemas a impulsionarem as vendas de ingressos entre a Geração Z, que evita anúncios tradicionais para blockbusters, com um novo formato de anúncio.
Descrita em uma postagem de blog hoje , a atualização faz parte do segundo TikTok World, evento anual da plataforma que destaca ferramentas para marcas e profissionais de marketing. Além do novo formato para os estúdios de cinemas, o TikTok também anunciou outras ferramentas de criação.
O formato de anúncio Showtime permitirá que os estúdios de cinema promovam filmes exibindo um trailer completo na plataforma e, em seguida, forneça horários de exibição nos cinemas locais com base na localização dos usuários, que podem clicar em parceiros de ingressos para comprar ingressos. Ainda em fase de testes, o Showtime está disponível apenas para estúdios de cinema convidados nos Estados Unidos. O TikTok se recusou a compartilhar os estúdios que fazem parte do piloto.
A medida sinaliza os esforços dos cinemas em alcançar a Geração Z nas redes sociais, como o TikTok. “A Geração Z ainda assiste TV linear, mas um terço a menos do que a média global ”, diz Nikhil Lai, analista sênior da Forrester. “E, quando assistem à TV linear, não prestam atenção nos anúncios. Em nosso recente relatório sobre o comportamento da Geração Z, um entrevistado compartilhou que ‘[A Geração Z é] propensa a pular anúncios com frequência’ na TV linear e ‘gravar programas para avançar rapidamente nos comerciais’”.
Os estúdios estão recorrendo ao TikTok para promover lançamentos de grande sucesso. Em janeiro, a equipe de marketing do longa de terror Scream usou hashtags, um trocador de voz e o elenco original do filme para encontrar novos fãs. Já para Spider-Man: No Way Home, a Sony criou uma página do TikTok para o Clarim Diário, o jornal onde Peter Parker trabalha, e convidou um TikToker para fazer uma participação especial no filme. Além disso, Minions: The Rise of Gru, ganhou impulso quando se tornou tendência ver o filme de terno e gravata junto com um grupo de amigos, conhecidos como “Gentleminions”.
Em relação às ferramentas voltadas para creators, os influenciadores poderão adicionar “âncoras” ou links para jogos ou informações sobre produtos. As âncoras de jogos permitirão que os criadores que trabalham com empresas de jogos para dispositivos móveis adicionem um link da loja de aplicativos iOS ou Android que direciona para o download do game. O novo recurso é um alerta de como os games se tornaram populares desde a pandemia, bem como para empresas do segmento que desejam captar o tempo de tela da geração Z.
Um recurso semelhante chamado “âncoras de comentários” permitirá que os criadores fixem um link clicável no topo de sua seção de comentários. Contudo, a ferramenta não será de links comissionáveis, segundo um porta-voz do TikTok. Isso pode significar que os criadores ainda tenham que direcionar os seguidores para os famosos “links na bio”.
As atualizações do TikTok World vêm logo após a empresa anunciar que está avançando com seus recursos de live shopping e está em contato com a TalkShopLive, de acordo com o Financial Times. Recentemente, anúncios de vagas de emprego no LinkedIn mostram que o TikTok está procurando construir centros de atendimento de produtos de e-commerce nos Estados Unidos, um potencial rival da Amazon.
No início deste ano, o Financial Times havia informado que o TikTok teve que repensar seu projeto de live shopping no Reino Unido depois que os criadores não se adaptaram à ideia.
Já para as marcas, o TikTok agora terá uma nova funcionalidade de recomendação, apelidada de TikTok Creator Marketplace (TTCM) Match, que pode gerar, de forma automática, listas de criadores com base no briefing de uma marca. Elas também terão acesso a links de convites, que permitem que trabalhem com qualquer criador, mesmo que não façam parte do mercado de creators, e ainda tenham acesso a relatórios de campanhas.
Outras atualizações incluem pesquisa de palavras-chave aprimorada e métricas de relatórios pós-campanha mais granulares, incluindo sobreposição e distribuição de interesse de público, e datas de campanha do Spark Ads. As chamadas “open application campaigns” da plataforma, que permitem que as marcas publiquem resumos da campanha e que os criadores se inscrevam nela, agora estarão disponíveis em todos os mercados.
Outro recurso para as marcas é o Focused View, um novo formato de anúncio em que as empresas pagam apenas quando os usuários assistiram voluntariamente a um anúncio por pelo menos seis segundos ou interagiram com ele durante o mesmo tempo. O objetivo é exibir anúncios para usuários que se engajam voluntariamente com uma marca.
E como parte do programa TikTok for Developers, a plataforma também está lançando o Profile Kit, que permite aos usuários integrar suas contas do TikTok para exibir conteúdo em aplicativos de terceiros. O Linktree é o primeiro parceiro de integração.
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