Twitter busca vocação como primeira tela
Sergio Floris, diretor de entretenimento do microblog, explica como as parcerias com Bloomberg, BuzzFeed e Viacom reforçam a estratégia de conteúdo premium
Sergio Floris, diretor de entretenimento do microblog, explica como as parcerias com Bloomberg, BuzzFeed e Viacom reforçam a estratégia de conteúdo premium
Luiz Gustavo Pacete
8 de maio de 2017 - 7h45
No início da semana passada, as ações do Twitter, anteriormente afetadas por um sobe e desce fruto da desconfiança de muitos investidores sobre o potencial de crescimento da plataforma, apresentou picos positivos. O motivo: a notícia, adiantada pelo Wall Street Journal, de que o microblog estaria se associando à Bloomberg. A confirmação, vinda alguns dias depois, incluía também BuzzFeed News, NBA, NFL, Live Nation e Viacom.
Dentre as principais notícias do ano envolvendo o Twitter, essa sinaliza o ponto alto de um novo posicionamento da plataforma que, desde 2015, vem investindo em conteúdo de vídeo premium. De acordo com a empresa, no primeiro trimestre de 2017, foram transmitidas mais de 800 horas de conteúdo premium ao vivo em um total de 450 eventos e a adesão de 45 milhões de usuários únicos, alta de 31% em relação ao mesmo período de 2016.
“O crescimento na base de usuários do Twitter tem relação com a evolução da plataforma e, sobretudo, da estratégia de buscar parceiros de conteúdo”, diz Sergio Floris, diretor de entretenimento do Twitter para a América Latina. Em entrevista ao Meio & Mensagem, ele ressalta a importância de ter conteúdo especial e comenta o quanto essa estratégia tem a impactar as parcerias com marcas.
Produção de conteúdo
O Twitter vem oferecendo uma nova experiência no consumo de conteúdo em vídeo ao vivo. Isso inclui esporte, notícias e entretenimento para mais perto do usuário. Algo estratégico para nossos parceiros. As conversas sobre o que está acontecendo no mundo já ocorrem dentro da plataforma e com essas parcerias permitimos que as pessoas participem da conversa ao mesmo tempo que assistem aos seus eventos e assuntos favoritos ao vivo em uma única tela. A transmissão de conteúdo ao vivo de qualidade gera conversação, conexão e interação. Para as marcas, isso se reflete em ambiente seguro e com engajamento.
“De um total de 800 horas de conteúdo ao vivo no primeiro trimestre no Twitter, 51% foram esportes, 35% notícias e 14% a entretenimento”
Adesão de novos usuários
O crescimento de usuários ativos no Twitter vem sido acompanhado de forma consistente por quatro trimestres consecutivos devido a evolução do produto e a essa estratégia de buscar parceiros e conteúdo de qualidade. No primeiro trimestre de 2017, transmitimos mais de 800 horas de conteúdo premium ao vivo, cobrindo cerca de 450 eventos e adicionando mais de 45 milhões de usuários únicos, alta de 31% em comparação quarto trimestre de 2016. Dessas horas, 51% foram voltadas a esportes, 35% a notícias e política e 14% a entretenimento.
Opções para as marcas
As marcas podem patrocinar o conteúdo de qualidade produzido por um parceiro e amplificar ele para uma audiência ainda maior. Os tuítes promovidos com esses conteúdos também podem contar com formato de in-stream vídeo, exibindo um anúncio da marca antes do início dos vídeos. Além disso, aproximadamente 55% dos espectadores que assistem as transmissões ao vivo são millennials, com menos de 25 anos, o que oferece oportunidade para que anunciantes interajam com esse público. Por ser uma rede de interesses, as pessoas no Twitter estão buscando informação e estão dispostas a participar de conversas fora de seus círculos sociais, abrindo espaço para que as marcas se conectem com os consumidores.
Impacto no Brasil
Grande parte do conteúdo dessas transmissões estará disponível globalmente. Já fizemos algumas parcerias de conteúdo no Brasil, como com o Portal Omelete, que fez a cobertura do Oscar por meio de conteúdos exclusivos para o Twitter, com vídeos, Moments e programas ao vivo; o Estadão está produzindo vídeos sobre finanças pessoais além de programas ao vivo como o Estadão às 5, com as principais notícias do dia. Mantemos conversas constantes com parceiros locais e estamos sempre abertos para pensar em novas oportunidades.
Próximos passos
Estes anúncios representam um grande passo para o Twitter, que pretende continuar trazendo mais conteúdo de qualidade para a plataforma. Queremos ser o primeiro lugar onde as pessoas vão para saber o que está acontecendo e que seja relevante para elas.
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