Veja.com personaliza visualização no iPad
Tecnologia desenvolvida pela empresa brasileira Das Dad permite que o conteúdo seja narrado
Tecnologia desenvolvida pela empresa brasileira Das Dad permite que o conteúdo seja narrado
Nathalie Ursini
19 de janeiro de 2012 - 5h48
Atualizada em 20/01 às 17h03
Já está disponível na App Store (por US$ 2,99) o novo aplicativo da Veja.com desenvolvido pela empresa brasileira Das Dad com tecnologia TDD, serviço que sintetiza de forma audiovisual as informações. A Veja.com é o primeiro veículo a utilizar o aplicativo e o projeto foi patrocinado pela Johnson&Johnson. Quem baixar o 24 Horas Veja.com (veja aqui) terá visualizações personalizadas do conteúdo do site da Veja, além de funcionalidades que pretendem facilitar a vida dos usuários desde, literalmente, o momento em que acordam.
O despertador não é uma novidade, mas a partir do momento que o usuário desligá-lo, ficará informado sobre o que quiser sem precisar ler. Isso porque o aplicativo é capaz de narrar a notícia e criar uma animação com o conteúdo. De acordo com as opções escolhidas, o iPad começa a ler as últimas 20 notícias do dia (disponíveis no site da Veja), informa sobre a previsão do tempo nas principais cidades brasileiras, assim como cotação de moedas e bolsas de valores do mundo.
O aplicativo ainda informa sobre os compromissos do dia e mostra quem são os aniversariantes, já que está integrado com o Facebook e a agenda. Tudo isso é feito automaticamente e o usuário ainda pode escolher uma das 25 trilhas sonoras disponíveis como música de fundo. O sistema de voz, text-to-speech, é feito pelo grupo europeu Acapela. Além de informar e organizar o dia, o aplicativo conta com 38 vídeos que mudam dinamicamente de acordo com a hora, a localização ou clima em que o usuário se encontra.
Até março, a empresa deve lançar a versão para iPhone além de adaptar as funcionalidades para que o usuário seja capaz de personalizar ainda mais de acordo com suas preferências. Segundo Claudio Ferreira, diretor comercial da Veja, em menos de uma semana de lançamento o aplicativo jás contava na sexta posição entre os mais baixado da Apple Store Brasil. "Isso só reforça a força que a marca Veja tem", comemora. Para ele, esse já é o futuro da comunicação.
O patrocínio da J&J é válido por dois anos, permitindo que a marca insira anúncios antes e depois da leitura das notícias de produtos como Benalet, Carefree e Neutrogena. Não existe a possibilidade de comercializar espaços publicitários para outras marcas.
Compartilhe
Veja também
Quais impactos a regulamentação de IA no Brasil terá na publicidade?
Medida aprovada pelo Senado e que segue para a Câmara dos Deputados promete transformar a indústria de comunicação e publicidade no Brasil
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital