Washington Post começa paywall dia 12
Histórico defensor do livre acesso digital, jornal se rende ao sistema e espera incrementar circulação paga
Histórico defensor do livre acesso digital, jornal se rende ao sistema e espera incrementar circulação paga
Meio & Mensagem
6 de junho de 2013 - 3h03
Começa a valer em uma semana o sistema de paywall do Washington Post. Conforme antecipou Meio & Mensagem em março, o sistema segue o modelo de assinatura digital de jornais como New York Times e Wall Street Journal.
Os leitores poderão acessar gratuitamente até 20 páginas, mas serão cobrados a partir da 21ª. Os pacotes de assinatura custarão entre US$ 9,99 e US$ 14,99 por mês, dependendo do nível de acesso aos diferentes aplicativos e versão impressa.
“Sendo ou não um assinante, não vamos limitar seu acesso à homepage do Post, às capas das editorias, aos vídeos e aos classificados”, escreveu a publisher Katharine Weymouth, em editorial publicado nesta quarta, 5. Ela também descreve que visitas direcionadas ao Post por sistemas de busca ou por links compartilhados não serão contabilizadas no limite de 20 textos. O texto não comenta o anúncio realizado em março de que o sistema também manteria livre o acesso de estudantes, professores, funcionários públicos e militares, entre outros.
A decisão, que passa a valer na quarta-feira 12, é histórica para o Washington Post, que costumava ser um forte defensor do livre conteúdo digital. Apesar da receita de propaganda digital ter crescido 6% em 2012, chegando a US$ 110,6 milhões, a novidade deve dar novo alento à circulação do jornal, que vinha caindo e perdendo anunciantes no impresso. O sistema de paywall tem colaborado no incremento das receitas de diversos veículos mundo afora. No Brasil, já é adotado por Folha de S.Paulo, Zero Hora e Gazeta do Povo, entre outros.
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