Zero Hora se prepara para fechar conteúdo
Depois da reformulação do site, veículo avalia mudança de modelo no ambiente digital
Em 2012, um dos jornais mais tradicionais do Brasil muda o modelo de negócios na internet: parte do conteúdo na web, atualmente gratuito, será fechado, assim como a edição para tablets. “A estratégia ainda não está definida, mas deverá haver combos entre papel e digital”, afirma o diretor de redação do Zero Hora, Ricardo Stefanelli. Essa será uma das principais mudanças do veículo no ano que vem e sinaliza a adoção de um modelo que foi adotado com sucesso pelo jornal norte-americano The New York Times, cujo paywall (muro de cobrança) se provou viável e atrativo para o leitor. O NYTimes conquistou cerca de 350 mil assinantes digitais desde a implantação do paywall em março deste ano.
Aos 48 anos de existência, o jornal Zero Hora, do Grupo RBS, tem pelo menos duas marcas importantes para comemorar este ano: em agosto, a edição impressa bateu recorde de tiragem, com 190 mil exemplares. Agora, em dezembro, o novo site zerohora.com bate seus próprios recordes: as visitas aumentaram em 55%, o número de usuários únicos cresceu 48% e as page views registraram expansão de 67%. Um dado preliminar aponta que os visitantes chegaram a 14 milhões durante o mês do novo site. “Ouvimos, primeiro, nossos leitores, por meio de pesquisa interna. Cerca de 100 voluntários opinaram sobre a mudança”, diz Stefanelli.
O projeto, originalmente, de mudança apenas de layout, cresceu e acabou por transformar ferramentas e métodos de trabalho. Tanto a equipe de redação quanto a de produto participaram ativamente do projeto. A redação do Zero Hora produz conteúdo tanto para o papel quanto para o site. Parte desse projeto consistiu em substituir o sistema de gerenciamento de conteúdos (Content Management System – CMS), desenvolvido internamente. O novo CMS valerá para todos os veículos do Grupo RBS daqui para frente. Por ora, os sites zerohora.com e Rural BR são os únicos a adotar a nova estrutura.
O diretor de redação do Zero Hora lembra que o jornal serve de referência para os demais veículos e, portanto, as mudanças do diário deverão ser adotadas gradativamente pelos demais títulos do Grupo RBS. São oito jornais que circulam nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina: Zero Hora, Diário Catarinense, Diário Gaúcho, Pioneiro, A Notícia, Diário de Santa Maria, Jornal de Santa Catarina e Hora de Santa Catarina.
O projeto, diz Stefanelli, além de contar com a participação prioritária do leitor para se concretizar, foi desenvolvido em conjunto com o Tecnopuc – parque tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com a participação de várias áreas como TI, produto, SEO e design.