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MWC

Xiaomi: por que lançar um carro?

Empresa integra pessoas, veículos e casas para formar ecossistema que abrange dispositivos pessoais, produtos domésticos inteligentes e, agora, automóveis


28 de fevereiro de 2024 - 11h58

Xiaomi: por que lançar um carro? Empresa integra pessoas, veículos e casas para formar ecossistema que abrange dispositivos pessoais, produtos domésticos inteligentes e, agora, automóveis (Crédito: Sérgio Damasceno)

A Xiaomi, que está entre as top 5 em fornecimento global de celulares, anunciou com barulho (mas sem motor) a entrada no setor de automóveis.

E passa a competir diretamente com marcas como Tesla pelo conceito e características do veículo.

Xiaomi integra ecossistema da marca

O Xiaomi SU7 se posiciona como sedã ecológico de alto desempenho e promete alta integração do ecossistema da fabricante chinesa e do espaço móvel inteligente.

Para o lançamento, a empresa desenvolveu, pelo menos, cinco principais tecnologias para carros elétricos: e-motor, bateria integrada CTB, Xiaomi Die-Casting, condução autônoma Xiaomi Pilot e cabine inteligente.

De fato, o investimento da Xiami neste projeto foi de 1,3 bilhão de euros (quase R$ 7 bilhões) e envolveu mais de 3,4 mil engenheiros e mais de mil especialistas em áreas-chave.

Xiaomi faz transição da marca

O carro da Xiaomi se baseia no ecossistema “Human X car X home” e significa uma transição da marca sobre o conceito anterior “Smartphone x AIoT”.

Por esse ecossistema, há integração completa de dispositivos pessoais, produtos domésticos inteligentes e, agora, os automóveis.

Isto facilita a conectividade de hardware, a coordenação em tempo real e os avanços de condução, bem como a colaboração com parceiros da indústria.

Ainda, o sistema operacional Xiaomi HyperOS, que gerencia esse novo ecossistema entre o humano, o carro e a casa, é feito para promover a colaboração sem obstáculos entre dispositivos.

Também para garantir operações consistentes em todas as áreas da plataforma de vida inteligente integrada da Xiaomi.

Três versões

Dessa forma, o modelo da Xiaomi terá três versões que serão lançadas até o final deste ano.

O lançamento ocorre depois de a empresa ter entrado em outras indústrias como eletrodomésticos e robótica.

Dessa forma, assim como já acontece com os celulares, a empresa anunciou três versões do carro: o SU7, o SU7 Pro e o SU7 Max, que se diferenciam em diversos aspectos técnicos e de desempenho.

Relação do MWC com automóveis

De fato, o curioso é que, antes da pandemia, em 2018 e 2019, o MWC estava povoado de marcas automotivas que, à época, preparavam suas estratégias de veículos autônomos.

Contudo, foi algo que não se concretizou, efetivamente, na prática.

A eletrificação dos carros foi mais rápida e os projetos de carro autônomos ainda não se viabilizaram.

Até porque dependem imensamente de altas larguras de banda, o que pode ocorrer a partir do 6G, e não do 5G, como antes imaginado.

Mil dispositivos

Assim, o SU7 é o primeiro carro da marca e será compatível com mais de mil dispositivos inteligentes no lançamento.

Ainda, o carro tem sistema de direção autônoma e, conforme a versão, virá com tecnologias como Adaptive BEV Technology, Road-Mapping Foundational Model e Super-Res Occupancy Network Technology, que permitem navegar pelas estradas com mapa gerado em tempo real.

Para isso, conta com um conjunto de câmeras LiDAR, e radares e chips Orin, da Nvidia, para que o veículo tenha a capacidade de reconhecer e evitar obstáculos com precisão milimétrica sem intervenção do motorista.

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