9 de junho de 2021 - 13h14
(Crédito: Reprodução)
Se você é profissional de mídia, deve ficar feliz. O mercado aponta para você. Precisa e precisará cada vez mais de você. Você é o (a) cara da vez! Só tem um porém: sua versão digital. Se você não é do ramo, aí dançou. Ou você corre atrás, ou já ficou para trás.
O profissional de mídia sempre foi e seguirá sendo vital na atividade de marketing e comunicação. O pecado que muitas vezes esse profissional cometeu ao longo de décadas de toda essa relevância foi que, muitas vezes, não se conectou suficientemente a toda a cadeia de negócios que as companhias e marcas necessitam. Ok. Pecadilhos do caminho.
Hoje, a atividade de mídia, porque se diversificou uma barbaridade em função da nova lógica digital, tornou-se como que o centro nevrálgico das atividades de marketing digital e comunicação em função da diversidade sem fim de canais e pontos de contato interativos. Quase não dá hoje para os profissionais de mídia dominarem a integralidade das ofertas existentes e, em tese, sob seu comando de ação e controle. Mas isso é bom para a atividade, porque a torna ainda mais necessária.
Neste mundo digital em que vivemos, a distribuição tornou-se ainda mais estratégica do que sempre foi. Isso se deve ao fato de que, agora, podemos chegar com tal grau de acurácia nos públicos-alvo, que a excelência na gestão de mídia pode ser a mãe de todos os sucessos. O profissional de mídia que dominar essa difícil e desafiadora tarefa, terá grande futuro pela frente.
A probabilidade de que esse cenário só se sofistique ainda mais é total. O que significa chances e mais chances para a profissão daqui para a frente. A demanda vai crescer. Viveremos um boom na atividade.
O nível de exigência dos anunciantes diante de cada centavo investido em marketing e comunicação cresceu de forma relevante, porque eles hoje sabem que é possível controlar cada centavo investido por praticamente cada pessoa-target objetivada. E é assim mesmo. É possível essa assertividade milimétrica. Ou seja, o profissional de mídia digital virou sócio da rentabilidade das verbas dos seus clientes. Mister $niper.
Para que chegue no topo da excelência, esse profissional precisa agora conhecer não só os canais, como sempre teve que conhecer, mas também as ferramentas de tecnologia que aparecem todos os dias. Precisa conhecer e dominar as plataformas de dados. Precisa entender de performance e saber orquestrar campanhas on the fly, fazendo as mudanças igualmente o the fly, que muitas vezes a realidade apresenta em meio à jornada de conversão.
É bastante coisa, mas é uma questão de encarar tudo isso como um puta problema ou como uma baita oportunidade. Up to you, my friend.