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7 dicas de performance online para startups

Tulio Kehdi, sócio-diretor da Raccoon, apresenta estratégias para o desenvolvimento de campanhas de marketing no digital


22 de outubro de 2014 - 10h36

Por Tulio Kehdi
Sócio-diretor da Raccoon

Desenvolver uma campanha de marketing de forma efetiva no ambiente online pode fazer toda a diferença para o sucesso de uma marca. E, no mundo das startups, esse desafio é ainda maior. Se pensarmos em todas as formas disponíveis para se trabalhar com marketing na internet, a primeira ferramenta que vem à nossa mente são os links patrocinados, porém, nem sempre essa é a melhor solução para startups. A premissa de que “pessoas vão buscar por produtos/serviços na internet” não funciona perfeitamente quando o que está sendo oferecido é inovador e não muito conhecido. Assim, surge o desafio de buscar alternativas para alcançar resultados online.

 

Algumas estratégias podem ajudar nesse processo, dando um rumo mais assertivo às ações de marketing e trazer um crescimento consistente da base de clientes nas startups:

1. Cubra o que for possível com Links Patrocinados: apesar do volume ser baixo, você deve utilizar palavras intrinsecamente relacionadas ao seu negócio para garantir que esses usuários, mais propensos a usar os seus serviços, serão atraídos para o seu site;

 

2. Entenda a concorrência: se você substitui produtos/serviços
oferecidos por concorrentes tradicionais, tente entender suas estratégias de marketing e como se posicionam na internet, seja por meio de portais, mídia social ou mecanismos de busca;

 

3. Use mídia social, seja orgânica ou paga: seus clientes podem te dar indícios claros de outros clientes que buscam produtos/serviços similares aos que você oferece. Apesar das mídias sociais se basearem mais nos conceitos do marketing tradicional, no sentido de identificar pessoas que estejam dentro do seu público-alvo, hoje é possível trazer informações muito profundas sobre o comportamento do consumidor, tornando possível utilizar essas ferramentas para performance;

 

4. Entenda o seu funil de compra: ter clareza completa sobre o
comportamento do consumidor ao utilizar/comprar seu produto ou serviço é fundamental. Por exemplo, você pode dividir os usuários entre não cadastrados, cadastrados, usuários não ativos e usuários ativos, para então definir quais grupos de clientes você deve focar seu esforço e quais mídias trazem mais do tipo de cliente que você busca. Para fazer esse acompanhamento, você pode usar ferramentas como RD Station e Hubspot.

 

5. Ferramentas de Retargeting são bons amigos: lembra de quando você colocou aquele produto que queria comprar no carrinho, mas não comprou e ele ficou te perseguindo por muito tempo em inúmeros sites? Não importa qual o seu negócio, certamente menos de 5% das pessoas que o conhecerem vão querer usá-lo ou pagar por ele. Assim, tentar convencer uma parcela dessas pessoas que se interessou, mas naquele momento não tomou sua decisão, pode ajudar muito.

 

6. Faça “branding”, mas seja consciente: é impossível imaginar que seu negócio vai decolar, sem investimentos no sentido de criar interesse pelo seu negócio. Assim, você precisa definir canais e perfis próximos dos seus compradores atuais e gastar uma parte do seu orçamento nisso. Uma dica importante é fazer isso ao longo do tempo. Investir rios de dinheiro para alavancar rapidamente tráfego pode não ser uma estratégia inteligente no médio prazo.

 

7. Teste tudo: existem inúmeras plataformas de mídia online que não precisam de um investimento mínimo alto para serem testadas. No mundo online, estratégias que não parecem fazer sentido por não funcionar para alguns segmentos podem se mostrar vencedoras para nichos de mercado específicos.

 

É claro que não existem fórmulas secretas para o sucesso. É preciso estudo, conhecimento e foco no que você deseja alcançar com suas campanhas online. Porém, essas dicas simples podem fazer toda a diferença no momento de aprimorar o posicionamento da sua marca no mercado. 

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