How To
7 tendências para Jornalismo, Midia e Tecnologia em 2019
O especialista em conteúdo digital Flavio Moreira elenca sete tendências de destaque de estudo Digital News Project, sobre jornalismo e mídia num mundo digital.
7 tendências para Jornalismo, Midia e Tecnologia em 2019
Buscar7 tendências para Jornalismo, Midia e Tecnologia em 2019
BuscarO especialista em conteúdo digital Flavio Moreira elenca sete tendências de destaque de estudo Digital News Project, sobre jornalismo e mídia num mundo digital.
ProXXIma
21 de janeiro de 2019 - 10h35
1) De onde as empresas de mídia podem esperar ajuda em 2019? A maioria dos entrevistados é pessimista e acha que ninguém vai ajudar. Uma parcela estatisticamente equivalente crê que a ajuda virá de fundações e organizações sem fins lucrativos.
2) 2018 já deu alguns sinais e 2019 será o ano em que as mídias sociais terão menos importância nas redações. Também continuará a tendência em que o Google volta a ter relevância:
3) O duopólio de Facebook e Google pelas verbas de publicidade digital continuará dominante, mas começará a perder espaço, principalmente com a entrada da Amazon:
4) Assinaturas são o principal foco nas linhas de receita para 2019, mas a diversificação ainda é baixa. Apenas 21% de outras formas de monetização vistas como mais importantes não estão na mídia display ou assinaturas:
5) Os entrevistados também acham que as empresas de mídias deveriam se ajudar mais, principalmente unidos esforços comerciais. Já a cooperação de recursos jornalísticos não é vista com bons olhos pela maioria:
6) Achei meio corporativista, mas é uma visão interessante. Os entrevistados acham mais importante ter mais investimento em editores do que em inteligência artificial, por exemplo. Pelo menos até eles possam estar preparados para novas tecnologias e desafios:
7) Fake news vão ganhar ainda mais força e notícias vão precisar de indicadores de credibilidade:
(*) Flavio Moreira é jornalista, editor, consultor de negócios, mídia e jornalismo digital.
Seu Blog você acessa aqui.
http://eepurl.com/dMHgFo
Veja também
O que é e como funciona o advergaming
Até o final de 2030, os jogos para dispositivos mobile devem atingir um valor aproximado de US$ 272 bilhões, já tendo atingido US$ 98 bilhões em 2020
Publicidade digital chega a R$ 23,7 bi e segue em expansão
Anunciantes que investem em canais digitais cresceram 57%, mas setor ainda está em desenvolvimento, segundo especialistas