Assinar

7 tendências para Jornalismo, Midia e Tecnologia em 2019

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

7 tendências para Jornalismo, Midia e Tecnologia em 2019

Buscar
DIGITAL NEWS PROJECT
Publicidade

How To

7 tendências para Jornalismo, Midia e Tecnologia em 2019

O especialista em conteúdo digital Flavio Moreira elenca sete tendências de destaque de estudo Digital News Project, sobre jornalismo e mídia num mundo digital.


21 de janeiro de 2019 - 10h35

(*) Por Flavio Moreira

O estudo “Journalism, Media, and Technology Trends and Predictions 2019″ (em inglês) coletou informações de 200 profissionais em posição de liderança em empresas de mídia de 29 países. Compartilho aqui 7 tendências que eles esperam de 2019:

1) De onde as empresas de mídia podem esperar ajuda em 2019? A maioria dos entrevistados é pessimista e acha que ninguém vai ajudar. Uma parcela estatisticamente equivalente crê que a ajuda virá de fundações e organizações sem fins lucrativos.

2) 2018 já deu alguns sinais e 2019 será o ano em que as mídias sociais terão menos importância nas redações. Também continuará a tendência em que o Google volta a ter relevância:

3) O duopólio de Facebook e Google pelas verbas de publicidade digital continuará dominante, mas começará a perder espaço, principalmente com a entrada da Amazon:

4) Assinaturas são o principal foco nas linhas de receita para 2019, mas a diversificação ainda é baixa. Apenas 21% de outras formas de monetização vistas como mais importantes não estão na mídia display ou assinaturas:

5) Os entrevistados também acham que as empresas de mídias deveriam se ajudar mais, principalmente unidos esforços comerciais. Já a cooperação de recursos jornalísticos não é vista com bons olhos pela maioria:

6) Achei meio corporativista, mas é uma visão interessante. Os entrevistados acham mais importante ter mais investimento em editores do que em inteligência artificial, por exemplo. Pelo menos até eles possam estar preparados para novas tecnologias e desafios:

7) Fake news vão ganhar ainda mais força e notícias vão precisar de indicadores de credibilidade:

 

(*) Flavio Moreira é jornalista, editor, consultor de negócios, mídia e jornalismo digital.

Seu Blog você acessa aqui.

http://eepurl.com/dMHgFo

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também