Assinar

Como evitar acessos fantasmas em campanhas de vídeo

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Como evitar acessos fantasmas em campanhas de vídeo

Buscar
Publicidade

How To

Como evitar acessos fantasmas em campanhas de vídeo

Após um estudo da Telemetry realizado em milhares de websites, a empresa identificou que os criminosos exibiam vídeos publicitários de seus anunciantes em quadrados de 1x1px ou os disponibilizavam para robôs, criando números de acessos fantasmas e provocando perdas acima de US$ 10 milhões para os clientes envolvidos


14 de agosto de 2014 - 4h30

POR MÁRCIO FIGUEIRA, diretor Comercial da SambaAds

Se você acompanha as principais notícias sobre marketing digital publicadas no mercado, provavelmente já ouviu falar sobre um esquema de falsificação de audiência revelado recentemente pela empresa de segurança Telemetry. Após um estudo realizado em milhares de websites, a empresa identificou que os criminosos exibiam vídeos publicitários de seus anunciantes em quadrados de 1x1px ou os disponibilizavam para robôs, criando números de acessos fantasmas e provocando perdas acima de US$ 10 milhões para os clientes envolvidos. A revelação da fraude deixou no ar a preocupação que as empresas que anunciam na web sempre devem ter ao escolher uma rede de anunciantes para divulgar sua marca, produtos e serviços. Saiba como é preciso agir na hora de escolher uma rede de anunciantes:

De olho na transparência
Quando o assunto é rede de anunciantes, a palavra-chave para buscar parceiros confiáveis é a transparência. Se a empresa que você escolheu está escondendo informações sobre a quantidade de sites e portais em que as peças são inseridas, assim como sobre a qualidade de conteúdo, esse é um dado importante a ser levado em conta.

Não tenha receio de questionar
Assim como qualquer outro serviço que a sua empresa contrata, ao escolher uma rede de anunciantes é preciso tirar todas as dúvidas existentes antes de começar a publicar os anúncios. Faça perguntas detalhadas sobre a plataforma usada, a audiência que pode ser alcançada, o que acontece quando os anúncios não são exibidos por problemas técnicos e outros serviços relacionados.

Não se restrinja apenas aos custos por view, pois essa já é uma preocupação comum de todos os anunciantes e, em função disso, facilmente respondida por qualquer provedor do serviço.

Relatórios dizem muito
Outro passo importante na hora de escolher a rede de anunciantes é analisar que tipos de relatórios eles oferecem. Afinal, as informações obtidas após o lançamento de uma campanha te ajudarão a tomar decisões cruciais para o seu negócio e próximas campanhas, mesmo que você continue trabalhando com uma rede que ainda não trouxe os resultados esperados.


Acompanhe os resultados de perto

Contratar uma rede de anunciantes e deixar o restante por conta do acaso, aumenta as chances de que o fornecedor do serviço não se preocupe com seus resultados.

Por isso, é fundamental demonstrar interesse pela forma como suas campanhas e anúncios estão sendo exibidos: faça pesquisas pontuais nos portais da sua rede de anunciantes para ver se tudo tem ocorrido como planejado.

Caso identifique qualquer não conformidade, entre em contato imediatamente com o parceiro para mostrar que você está acompanhando a campanha de perto e exija aquilo que foi ofertado como serviço.

Vale ressaltar que, ainda que você tenha limitações para descobrir se a rede que contratou é realmente segura, uma rápida pesquisa na internet já é útil para saber a relevância e confiabilidade do parceiro no mercado.

Ao fazer isso, você evita gastos com anúncios que, mesmo que atinjam um grande público, não conseguem contribuir de forma efetiva para o engajamento da audiência. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também