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3 motivos para não entregar apenas o conteúdo que sua audiência quer

Criar conteúdo com base em dados e analytics não é suficiente e não trará resultados de negócio para sua empresa


28 de agosto de 2014 - 5h00

POR MATTHEW PENEYCAD*

Pode parecer contra intuitivo, mas existe uma boa razão para que o conteúdo de sua empresa na mídia social não seja o conteúdo que você deveria estar criando e publicando.

Cada vez mais, anunciantes nas redes sociais focados no consumidor estão utilizando uma variedade de ferramentas como analytics e vários tipos de pesquisa para determinar temas e formatos para o conteúdo que ressoarão melhor para audiência.

O problema dessa abordagem é que se não há uma correlação forte entre o conteúdo que sua audiência quer e como esse conteúdo impactará os negócios, então oferecer o que eles querem não trará resultados efetivos. Então, qual o sentido?

Veja alguns pontos a serem considerados:

1) O conteúdo que sua audiência quer é relevante somente se sua audiência é relevante
Se você planeja criar e publicar conteúdo baseado na demanda do seu público, então você só deve sustentar a ideia se está confiante de que sua audiência é relevante para seu negócio.

Historicamente e até hoje, há uma ênfase enorme para crescer a audiência de social media de forma rápida. Na maioria das vezes, isso resulta em fãs, seguidores e assinantes que não se encaixam dentro do seu target e possivelmente nem se tornarão consumidores ou influenciadores da sua marca.

Criar e publicar conteúdo para uma audiência sem target não tem sentido para seus consumidores reais.

2) Necessidades do negócio podem exigir a criação de um conteúdo que sua audiência não quer… ainda. Existem circunstâncias, mesmo que sua audiência seja bastante relevantes, que podem fazer sentido em criar e publicar conteúdo que seu público não necessariamente queira.

Um exemplo disso é que se sua empresa está expandindo para um novo produto ou categoria de serviço, essas novas ofertas podem servir um novo segmento de consumidor.

Nesse caso, você pode criar conteúdo para um novo target para atraí-los à sua comunidade na mídia social.

Claro, uma opção é criar novas comunidades para essas ofertas em particular, mas essa abordagem pode não fazer sentido e nem ser viável.

3) Sua audiência pode não saber o que quer
Em minha experiência, quando você pergunta às pessoas o que querem de seu conteúdo, elas regurgitarão algo a que já têm acesso. Se dados e analytics são seu único método para determinar qual conteúdo criar, você não está investindo em algo único e inspirador.

Para evitar a armadilha de criar o mesmo conteúdo que seus concorrentes, arrisque-se e aprenda uma abordagem para a criação de conteúdo. Considere alocar uma certa porcentagem de conteúdo que você cria para experimentar novos formatos e temas, ou variações mais sutis do que deu certo.

*Este artigo foi publicado originalmente no Social Media Today 

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