Notícias
5 dicas para utilizar redes sociais durante conferências
Postar opiniões em tempo real pode expandir sua experiência no evento e melhorar o networking
5 dicas para utilizar redes sociais durante conferências
Buscar5 dicas para utilizar redes sociais durante conferências
BuscarPostar opiniões em tempo real pode expandir sua experiência no evento e melhorar o networking
21 de outubro de 2014 - 12h57
Então você vai a uma conferência. Pagou pelo ingresso, se vestiu bem e trouxe consigo alguns cartões de negócio. Sua conta do LinkedIn também está atualizada.
Sabe qual é a peça que está faltando nesse quebra-cabeça? A social media.
Com a ascensão de plataformas como Twitter e Instagram, está mais fácil do que nunca participar de eventos em tempo real. E embora isso seja uma grande promoção para o evento, é bom para você também. Ser ativo nas redes sociais durante um evento pode te ajudar a expandir sua rede de contatos e fazer com que você obtenha mais experiências.
Então veja como aproveitar a social media quando for a uma conferência:
1) Jogue de forma justa
A maioria das conferências estão repletas de palavras encorajadoras de panelistas e palestrantes. Faça o mesmo no Twitter.
Compartilhe emoções, pensamentos e opiniões sobre o que está acontecendo, mas mantenha a energia positiva nas redes sociais. Mesmo se não gostar de um dos palestrantes, seja respeitoso ou não publique nenhum comentário. Lembre-se: essa pessoa verá seu tuíte depois, mas se você usar hashtags ou marcar pessoas, muitas outras verão o comentário também. E acredite: você não quer ser reconhecido como a pessoa que publicou “aquele tuíte”. Isso pode atrapalhar o networking em outro momento.
2) Acerte a hashtag
Use as hashtags da conferência para encontrar publicações sobre o mesmo assunto de uma só vez, descobrir quem está no mesmo evento que você e compartilhar seus pensamentos.
Mas tenha certeza de que está usando a hashtag correta. Não tem nada mais constrangedor do que publicar um ótimo comentário com hashtag errada.
3) Interaja com as pessoas
A social media não se chama “social” por acaso. Em outras palavras, não tenha medo de abordar outras pessoas no Twitter ou Instagram. É aí que está a beleza da hashtag: clique nela e comente, favorite, retuíte.
Essas interações podem se tornar em amizades e contatos profissionais importantes para você.
4) Não se deixe levar
Não se esqueça de que está na conferência para fazer networking e ouvir grandes palestrantes. Então, não fique totalmente absorto nas redes sociais.
Uma foto no Instagram a cada sessão está de bom tamanho. Assim como dois a cinco tuítes por palestra. E se estiver em um painel pequeno, com dez pessoas, coloque o celular de lado e preste atenção – você pode compartilhar suas ideias depois.
A ideia é ser informativo até certo ponto. Do contrário, passará a impressão de estar desatento ao conteúdo apresentado no evento.
5) Divirta-se
A social media foi feita para ser divertida, então divirta-se postando sobre o evento. Nem toda publicação precisa ser séria, procure comentar sobre os outros lados da conferência também, como fazer uma foto legal daquele expositor que deu brindes para os participantes.
Com informações do The Muse
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores