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5 maneiras de inovar a comunicação nas redes sociais

Apesar dos limites estabelecidos pelas plataformas, anunciantes podem utilizar a criatividade para desenvolver novas estratégias comerciais


25 de novembro de 2014 - 3h11

Existem inúmeras barreiras entre profissionais de marketing e seus objetivos nas redes sociais. Nada de gifs no Facebook ou botões de compra no Pinterest. Ainda assim, as marcas utilizam a criatividade para criar novas estratégiase aprimorar a experiência nas plataformas. Algumas empresas descobriram como transmitir eventos ao vivo no Facebook, por exemplo, e adicionar um e-commerce ao Instagram. Confira 5 dicas para fugir das regras:

1. Venda no Facebook, Pinterest ou Twitter
A empresa Zantler lançou o Shoppost, que permite que clientes da Amazon Webstore, como Harley-Davidson, criem posts de e-commerce para serem compartilhados no Facebook, Twitter e Pinterest. Apesar de o cliente não poder comprar diretamente da publicação, é possível customizar as cores e tamanhos de uma peça de roupa, por exemplo. Além disso, ao clicar no ícone do carrinho de compras, o consumidor é direcionado à página de compra da loja. O Shoppost permite adicionara recursos de ecommerce que não estão amplamente disponíveis nas redes sociais.

2. Curta um anúncio no Instagram
É possível comprar anúncios no Instagram, mas há poucas maneiras de publicar imagens que funcionem como anúncios. Posts “compráveis” estão se tornando populares entre marcas como Target e Nordstrom, que já utilizaram o botão Like2Buy da Curalate. Ele permite que os usuários curtam um produto postado no Instagram e, então, a empresa envia um e-mail para o consumidor confirmar a compra. A Amazon também começou a utilizar uma ferramenta que direciona o internauta à página de compra da loja assim que ele clica no botão para curtir uma imagem.

3. Anuncie lançamentos de produtos pelo Snapchat
A Amazon está enviando mensagens com cupons de desconto para as festas de final de ano pelo aplicativo. Enquanto isso, outras empresas também anunciam novos produtos com fotos e vídeos que desaparecem, um ótimo recurso para momentos reveladores. Quando a Taco Bell criou uma linha de molhos, por exemplo, a diivulgação foi feita pela ferramenta. A Acura também revelou um novo modelo de carro pelo Snapchat este ano.

4. Faça transmissões pela página do Facebook
Brandlive permite que as marcas façam transmissões ao vivo em suas páginas no Facebook. Além disso, é possível compartilhar links de itens exibidos durante a transmissão. No mês passado, o programa Cake Boss realizou um evento e transmitiu na rede social. Os fãs encontraram links rápidos para Amazon e Kohl’s, onde puderam comprar todos os ingredientes apresentados no vídeo.

5. Esqueça os gifs. Foque em cinemagraphs
Embora o Facebook tenha apostado em vídeos, a rede social não facilitou o compartilhamento de gifs. Esse é um formato que as marcas e os profissionais de marketing adoram – vídeos rápidos com repetição. Cinemagraphs são gifs mais sofisticados e é possível publicá-los no Facebook. Muitas empresas estão recorrendo a aplicativos, como Cinemagram, para criar esses filmes curtos e bem produzidos.

Normalmente, os cinemagraphs iniciam como fotos de alto brilho, com uma parte animada. Eles não são reproduzidos automaticamente no feed de notícias como os vídeos comuns, mas basta que os usuários cliquem no botão de reprodução para que uma nova tela seja aberta com a imagem criada pela marca.

Com informações do AdWeek 

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