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5 maneiras para reter a audiência em aplicativos mobile
Veja como construir uma audiência fiel à marca com ferramentas que são cada vez mais utilizadas pelas pessoas
5 maneiras para reter a audiência em aplicativos mobile
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5 de dezembro de 2014 - 10h09
O que usuários de aplicativos realmente querem é uma motivação para abrir a ferramenta da marca todos os dias, não importa se for a primeira, segunda ou vigésima terceira vez que a utilizam. Reter consumidores via mobile é o passo final para monetizar uma audiência fiel e criar um relação de longo prazo com a empresa.
Saiba como mensurar a retenção em aplicativos mobile:
1) Analytics. Ao criar eventos específicos no Flurry, Google Analytics ou outras ferramentas, é possível monitorar padrões de comportamento dos usuários dentro do app, assim como em websites. Os dados que os consumidores deixam depois de cada interação também pode fornecer insights mais profundos sobre o que acontece quando o app é iniciado – por exemplo, as páginas de entrada e saída.
É possível utilizar análises RFM (recência, frequência e monetização) para classificar consumidores em grupos. O aplicativo de analytics utilizado deve responder as seguintes perguntas: quando foi a última vez que o cliente utilizou o app? Com que frequência ele utiliza? Quanto dinheiro foi gasto ou quantos produtos foram comprados?
Vários serviços oferecem possibilidades incríveis de monitorar experiências mobile. Ao analisar esses dados, a marca pode se tornar líder da indústria em apenas alguns meses.
2) Feedback. Todo app deve ter algum tipo de formulário de feedback que seja acessível e fácil de usar. Consumidores que têm o poder de compartilhar sua visão e experiência de um produto sentem-se mais ligados a ele devido a esse pequeno, mas importante, investimento.
3) Pesquisa de consumidor. Uma vez que a marca construiu uma audiêcia mais ou menos estável e leal, ela pode se aprofundar mais nas reações a quaisquer novos recursos ou funções que forem adicionados ao app. Consumidores que se sentem diretamente envolvidos no desenvolvimento de produtos permanecem por mais tempo. Pode ser muito útil calcular o valor do tempo de vida de cada cliente dependendo das especificidades dos produtos ou serviços. A empresa também pode incluir recursos gratuitos para usuários premium, oferecer conteúdo único, ou apostar em outras ideias criativas. O único limite é a imaginação.
4) Customização. O recurso mais importante da experiência mobile é que ela é extremamente pessoal. Disparar spams para a lista de mailing dos clientes ou enviar anúncios intrusivos não são estratégias úteis em dispositivos móveis. Em vez disso, com base nas ações dos usuários dentro do aplicativo, é possível construir formas de comunicação criativas para reunir feedback e enviar follow-ups personalizados. É importante lembrar que as pessoas baixam aplicativos porque não é uma ferramenta para desktop – a quantidade de informações deve ser significantemente diferente do que é mostrado em páginas da web. As marcas devem tornar a experiência o mais pessoal possível, oferecendo apenas o que os consumidores precisam ou gostariam de ver.
5) Técnicas de inbound marketing. É posível gerar inspiração para o engajamento mobile a partir da própria experiência de marketing da companhia. Ser social, contar a história da empresa e oferecer ferramentas para os clientes compartilharem histórias sobre a marca de forma mais ativa são ótimas técnicas para incluir na estratégia. É preciso engajar, mas sem sobrecarregar os consumidores com informações irrelevantes.
Cupons também são uma ótima técnica para engajar consumidores, junto com notificações de promoções – o planejamento vai depender, principalmente, da análise RFM mencionada anteriormente.
Com informações do Social Media Today
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