Notícias
Claro, Oi e Vivo devem fazer acordo para comprar a TIM
Negócio que fatiará a segunda maior operadora do País está estimado em mais de R$ 30 bilhões
Claro, Oi e Vivo devem fazer acordo para comprar a TIM
BuscarClaro, Oi e Vivo devem fazer acordo para comprar a TIM
BuscarNegócio que fatiará a segunda maior operadora do País está estimado em mais de R$ 30 bilhões
31 de outubro de 2014 - 3h30
O mercado brasileiro de telecom deve passar por uma grande movimentação nos próximos meses. As operadoras Claro, Oi e Vivo podem se juntar para comprar a TIM, segunda maior companhia do setor, e dividir seus ativos. O negócio é estimado em mais de R$ 30 bilhões. Na mesma movimentação, a Oi estaria vendendo sua participação acionária na Portugal Telecom – transação em torno de R$ 20 bilhões. O BTG Pactual é apontado como o articulador dos negócios.
Em comunicado ao mercado divulgado na quinta-feira 30, a Oi reitera que contratou o BTG Pactual para atuar como seu comissário para viabilizar uma possível proposta para a aquisição da participação da Telecom Italia na TIM e, que nesse papel, o banco foi contatado por diversos interessados, dentre os quais a operadora francesa Altice, em obter informações para que pudessem, eventualmente, formular propostas de aquisição de ativos. A Oi afirma também que nenhuma proposta oficial foi feita.
O comunicado foi uma resposta ao pedido de esclarecimento feito pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre uma matéria publicada pelo jornal Estado de S. Paulo em 29 de novembro e que mencionava as negociações.
A concretização da venda da TIM provocará grandes mudanças num mercado que possui mais de 277 milhões de linha móveis ativas. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Vivo é a líder com 28,85% de participação, seguida da TIM, com 27,05%. Claro, com 25,1%, e Oi, com 18,56%, aparecem na sequência. Também estão no ranking Nextel, com 0,43%; CTBC, com 0,41%; Porto Seguro, com 0,04%; e Sercomtel, com 0,02%.
Do Meio & Mensagem
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores