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Simply Measured: 8 lições de social marketing de 100 grandes anunciantes no Twitter

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Simply Measured: 8 lições de social marketing de 100 grandes anunciantes no Twitter

Pesquisa realizada pela Simply Measured e pela Interbrand revela números sobre relevantes marcas do mercado


27 de novembro de 2014 - 8h00

O modo como as marcas utilizam o Twitter e o Facebook deve ser diferente, uma vez que são plataformas com essências distintas. Tuítes não duram tanto quanto posts no Facebook e exigem uma frequência de publicação maior para engajar usuários. Ainda não é possível vender diretamente de um tuíte, mas o microblog aumenta as chances de brand discovery e awareness. Inicialmente, o importante é ser descoberto, seja por uma mensagem de 140 caracteres ou por uma busca no Google. Se o consumidor não descobrir a marca, não há como iniciar o engajamento, a conversa, ou fechar uma compra.
 

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Confira abaixo como 100 grandes marcas utilizam o Twitter, de acordo com um estudo da Simply Measured e da Interbrand:

1. Adoção da marca
Quase todas as maiores marcas do mercado possuem uma conta no Twitter, segundo o estudo que se iniciou em 2012. Desde então, o que mudou foi o número de seguidores, a forma como utilizam e com que frequência. Cerca de 70% das empresas analisadas contam com 100 mil fãs, 48% a mais do que em 2013.
 

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2. Frequência de publicação
Muitas empresas adotam a mesma frequência de postagem no Twitter e no Facebook, mas não deveriam. Estudos mostram que tuitar a cada 15 minutos gera um engajamento muito maior do que a cada 30 minutos. Os resultados indicam que, com essa frequência, o tráfego aumenta em 31% e a taxa de engajamento, em 89%. Apesar de cerca de 50% das marcas tuitarem de 1 a 5 vezes por dia, o número de companhias que postam mais de 25 vezes tem aumentado cada vez mais.
 

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3. Hábitos de tuitar
O estudo revelou as seguintes informações em relação ao hábito de tuitar das marcas:
• Tuítes aumentaram em 22% no último ano
• @Respostas a usuários cresceram de 61% para 70%
• 90% das marcas responderam a usuários pelo menos uma vez no terceiro trimestre de 2014
 

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4. Engajamento
O número de seguidores das marcas aumentou, em média, 27%, segundo o estudo. Consequentemente, a taxa de engajamento também, conforme mostram os números:

• Engajamento com tuítes de marcas aumentou 83% desde 2013
• O número de retuítes de publicações de marcas apresentou crescimento de 89% no mesmo período
• Favoritar correspondeu a 59% do engajamento de usuários com as marcas, o que representa um aumento de 49% em relação ao ano passado

A conclusão é que os usuários estão mais propensos a aprovar o branded content em 2014.
 

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5. A ascensão dos tuítes visuais
O Twitter passou a dar mais destaque ao compartilhamento de imagens com ajustes na plataforma nos últimos 12 meses. O estudo mostra o impacto dessa estratégia no nível de engajamento:

• Fotos corresponderam a 45% dos tuítes publicados, mas foram responsáveis por 51% do engajamento total
• 37% dos tuítes continham links, mas eles corresponderam a apenas 26% das @respostas e retuítes
 

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6. Os principais tipos de links
Dentre os 136.834 tuítes de 100 marcas analisados, 59.870 continham links, o que corresponde a 43,75% do total. Quais foram os tipos mais populares?

• Pic.twitter.com foram os mais populares, presentes em 14.581 tuítes (14% de todos os links)
• Tumblr.com apresentaram a maior taxa de engajamento por tuíte, com 1.522 @respostas e retuítes por publicação, mas responsáveis por apenas 51% dos links
• Vine.co, exibidos em forma de vídeos embutidos, apareceram em 329 publicações de marcas e apresentaram a segunda maior taxa de engajamento, com 1.194 @respostas e retuítes por postagem. 

 

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7. Uso de hashtags está aumentando
Hashtags passaram a ser adotadas universalmente, de acordo com os números:

• 95.825 tuítes continham hashtags no terceiro trimestre de 2014. Em 2013, esse número era de apenas 52.741. Em pouco menos de 12 meses, o aumento foi de quase 82%.

Hashtags aumentam a taxa de engajamento dos usuários em 24% em relação a um tuíte que não contenha nenhuma. Entretanto, as marcas não devem exagerar, o recomendável é manter entre 2 e 3.
 

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8. As maiores indústrias que utilizam o Twitter
Nos últimos anos, o Twitter tem se esforçado em tentar integrar mass media e social media. Isso justifica o aumento do número de hashtags e campanhas que as utilizam em programas de TV e companhias de mídia.

O resultado é que as marcas de mídia apresentam a maior taxa de engajamento de usuários do que qualquer outra indústria na rede social. Os números correspondem ao dobro do segmento de varejo, que ocupa a segunda posição. O estudo ainda revelou que os restaurantes engajam melhor do que qualquer outra indústria, com uma taxa 400% maior do que qualquer outra categoria.
 

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Com informações do Jeff Bullas 

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