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Twitter: 4 passos para maximizar o engajamento da audiência na TV
Veja como aproveitar as oportunidades que a rede social oferece durante a transmissão de seu programa
Twitter: 4 passos para maximizar o engajamento da audiência na TV
BuscarTwitter: 4 passos para maximizar o engajamento da audiência na TV
BuscarVeja como aproveitar as oportunidades que a rede social oferece durante a transmissão de seu programa
2 de outubro de 2014 - 4h40
Segundo uma pesquisa divulgada pela Fox, db5 e Twitter em maio, 85% dos usuários ativos do microblog publicam comentários durante a exibição de programas no horário nobre.
A rede social anunciou os resultados de um estudo que observou dois grupos de atrações televisivas: aquelas que incluíram tuítes em tempo real em sua estratégia e outras que não fizeram o mesmo.
Ao observar ambas, a empresa pôde identificar tendências e benefícios que equipes digitais de companhias de mídia e entretenimento podem utilizar:
Tuítes ao vivo impulsionam conversas no Twitter
– publicações dos membros do elenco durante as estreias do programa resultaram em 64% mais tuítes em comparação com atrações que não promoveram esse tipo de ação.
– Programas que tuitaram com uma conta oficial também obtiveram 7% de aumento nas conversas em relação com os que não fizeram o mesmo.
Tuítes ao vivo aumentam número de seguidores
– Quando um programa vai ao ar e não promove tuítes em tempo real, há um aumento de 6,5 vezes mais na taxa de seguidores na conta oficial da atração.
– Quando um programa recorre aos tuítes ao vivo, o índice de seguidores cresce 7,5 vezes mais.
– Quando um membro do elenco tuíta, seu número de seguidores aumenta 12,2 vezes.
Embora os resultados da pesquisa sejam muito interessantes, pois muitos profissionais da TV já percebem como esse movimento é importante, outros tantos ainda desconhecem as estratégias mais eficazes para construir uma audiência online.
Então confira, a seguir, quatro passos para maximizar o engajamento de sua audiência na TV no Twitter:
1) Torne os compartilhamentos fáceis e rápidos para seu equipe
Segundo o Twitter, “a forma mais direta de impactar a audiência é por meio de tuítes de membros do elenco”.
O Scandal, do ABC, promoveu conversas entre os fãs e toda a equipe da série, de atores a maquiadores.
O problema é que estrelas da TV – e celebridades em geral – nem sempre são tão fáceis de serem convencidas a tuítarem. Isso requer certo esforço, mas a melhor maneira de resolver esse impasse é trazer a equipe digital para o processo de produção o mais rápido possível.
Organize uma estratégia para que tanto a equipe do programa quanto a equipe de social saibam mais sobre sua audiência. Dessa forma, saberão como direcionar conversas engajadoras.
2. Antecipe os momentos de pico
Um tuíte pode ser tanto um aplauso como uma vaia. Por que antecipar essas emoções?
Trabalhe com a equipe de produção para encontrar momentos valiosos para o Twitter. Descubra os tipos de palavras-chaves que as pessoas podem digitar para antecipar esses resultados. Preste atenção nesses momentos e reações com ferramentas específicas.
Planeje seus tuítes e mediação para esses momentos, organize suas ferramentas para segmentar os tuítes sobre o programa baseados em palavras-chave que demonstrem sentimento, intenção, interesse em determinado personagem, entre outros. As possibilidades são inúmeras.
Faça um relatório dos horários de pico para que a equipe de comunidade possa se preparar. Por exemplo, se o show vai ao ar às 8 p.m. e tem uma hora de duração e você sabe que aos 5, 10 e 40 minutos os momentos “valiosos para o Twitter” ocorrem, é melhor planejar o conteúdo para essas conversas.
3. Crie momentos valiosos ao identificar conversas de alto impacto
A influência é real e algumas conversas são mais engajadoras do que outras. O relatório do Twitter reforça o argumento de que profissionais da TV devem envolver celebridades e atores nessas conversas.
Grandes atrações da televisão recebem milhares de tuítes em apenas uma hora de exibição. É impossível responder a todas as mensagens em tempo real. Por isso que os gerentes da comunidade da TV devem detectar conversas que tenham alto impacto.
Pois quanto mais rápido você responder a esse tipo de mensagem, mais oportunidades terá para impulsionar discussões virais sobre o programa.
4. Construa um time de players apaixonados
Para criar vínculos mais profundos com a audiência, permita que gerentes da comunidade trabalhem com programas que eles gostem.
A TV é um instrumento polarizador. Quando você ama um programa e pode falar com todo mundo sobre ele.
A execução é tudo. Você não pode esperar construir uma base de fãs sobre uma atração sem ter alguém que desenvolva a comunicação com paixão. Por isso, procure talentos.
Com informações do The Next Web
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