Notícias
Twitter completa dois anos no Brasil com novo escritório
Durante encontro com a imprensa nesta quarta-feira, 26, empresa fez balanço da operação nacional
Twitter completa dois anos no Brasil com novo escritório
BuscarTwitter completa dois anos no Brasil com novo escritório
BuscarDurante encontro com a imprensa nesta quarta-feira, 26, empresa fez balanço da operação nacional
26 de novembro de 2014 - 4h13
POR ISABELLA LESSA
ilessa@grupomm.com.br
O Twitter comemora dois anos de operação no Brasil com casa nova. Nesta quarta-feira, 26, alguns membros da equipe nacional apresentaram o escritório recém-inaugurado à imprensa em São Paulo.
Guilherme Ribenboim, diretor geral da empresa no País, deu início ao encontro com um balanço dos números e momentos mais significativos até 2014, ano que foi bastante importante para a plataforma em diversos aspectos, mas principalmente por conta de dois acontecimentos: Copa do Mundo e eleições presidenciais. Ambos estão ligados à TV, meio que é parte importante da companhia para fortalecer sua estratégia de negócios.
“Gostamos de dizer que o Twitter é o pulso da sociedade”, disse o executivo. Dentro do contexto desses dois ‘eventos’ a afirmação não parece exagero, já que durante o mundial da Fifa foram publicados 672 milhões de tuítes e durante as partidas da seleção brasileira, a rede social registrou 130% de aumento de conversas entre usuários.
O segundo turno da disputa à presidência entre Dilma Rousseff e Aécio Neves gerou 4,2 milhões de publicações no microblog. O número só fica um pouco atrás dos 6,5 milhões de tuítes postados durante o debate presidencial dos EUA em 2012.
Este ano também foi ano em que as hashtags foram adotadas de forma mais consistente pelas marcas nacionais. Junto com o Ibope Media, o Twitter monitorou quantas inserções de hashtags houveram em comerciais: em maio, foram 842; em agosto, o número praticamente dobrou para 1482.
Dentre as ferramentas publicitárias oferecidas pela rede social, Ribenboim destacou o Amplify, recurso lançado no ano passado que sincroniza anúncios veiculados em campanhas de TV com tuítes feitos na plataforma. Na última edição do Prêmio Multishow de Música Brasileira, por exemplo, o Santander amplificou cinco tuítes do canal da Globosat. “A publicidade nativa tem resultado impressionantemente maior do que a publicidade tradicional”, declarou o executivo.
O Twitter Brasil encerra o último trimestre do ano com 161 anunciantes que utilizam a plataforma por meio de compra de mídia. Para se ter ideia, a empresa contava trabalhava com apenas 20 marcas no segundo trimestre de 2012. Segundo Ribenboim, o formato comercial mais utilizado pelas marcas nacionais é o promoted tweet. A partir do uso desse serviço, ele aconselha as empresas a encontrarem embaixadores da marca por meio de outro resurso, o promoted trend. O terceiro formato publicitário oferecido pela rede é a promoted account, que são contas patrocinadas que aparecem como sugestões para o usuário seguí-las.
Em termos de usuários, mercado brasileiro é um dos cinco principais para o Twitter. Até o final deste ano, a empresa terá 63 funcionários nos escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro, dedicado a parcerias de mídia.
O novo escritório (fotos abaixo) é dividido em dois andares e possui área total de 2,227 metros quadrados. A maior parte dos ambientes conta com pássaros, representados em grafites coloridos nas paredes e em esculturas de espécies de aves brasileiras. Ao estilo do Vale do Silício, o espaço tem sete áreas de descompressão para os funcionários, como salas de yoga e de jogos. Veja as fotos:
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores