Assinar

Twitter completa dois anos no Brasil com novo escritório

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Twitter completa dois anos no Brasil com novo escritório

Buscar
Publicidade

Notícias

Twitter completa dois anos no Brasil com novo escritório

Durante encontro com a imprensa nesta quarta-feira, 26, empresa fez balanço da operação nacional


26 de novembro de 2014 - 4h13

POR ISABELLA LESSA
ilessa@grupomm.com.br

 

O Twitter comemora dois anos de operação no Brasil com casa nova. Nesta quarta-feira, 26, alguns membros da equipe nacional apresentaram o escritório recém-inaugurado à imprensa em São Paulo.

Guilherme Ribenboim, diretor geral da empresa no País, deu início ao encontro com um balanço dos números e momentos mais significativos até 2014, ano que foi bastante importante para a plataforma em diversos aspectos, mas principalmente por conta de dois acontecimentos: Copa do Mundo e eleições presidenciais. Ambos estão ligados à TV, meio que é parte importante da companhia para fortalecer sua estratégia de negócios.

“Gostamos de dizer que o Twitter é o pulso da sociedade”, disse o executivo. Dentro do contexto desses dois ‘eventos’ a afirmação não parece exagero, já que durante o mundial da Fifa foram publicados 672 milhões de tuítes e durante as partidas da seleção brasileira, a rede social registrou 130% de aumento de conversas entre usuários.
O segundo turno da disputa à presidência entre Dilma Rousseff e Aécio Neves gerou 4,2 milhões de publicações no microblog. O número só fica um pouco atrás dos 6,5 milhões de tuítes postados durante o debate presidencial dos EUA em 2012.

Este ano também foi ano em que as hashtags foram adotadas de forma mais consistente pelas marcas nacionais. Junto com o Ibope Media, o Twitter monitorou quantas inserções de hashtags houveram em comerciais: em maio, foram 842; em agosto, o número praticamente dobrou para 1482.

Dentre as ferramentas publicitárias oferecidas pela rede social, Ribenboim destacou o Amplify, recurso lançado no ano passado que sincroniza anúncios veiculados em campanhas de TV com tuítes feitos na plataforma. Na última edição do Prêmio Multishow de Música Brasileira, por exemplo, o Santander amplificou cinco tuítes do canal da Globosat. “A publicidade nativa tem resultado impressionantemente maior do que a publicidade tradicional”, declarou o executivo.

O Twitter Brasil encerra o último trimestre do ano com 161 anunciantes que utilizam a plataforma por meio de compra de mídia. Para se ter ideia, a empresa contava trabalhava com apenas 20 marcas no segundo trimestre de 2012. Segundo Ribenboim, o formato comercial mais utilizado pelas marcas nacionais é o promoted tweet. A partir do uso desse serviço, ele aconselha as empresas a encontrarem embaixadores da marca por meio de outro resurso, o promoted trend. O terceiro formato publicitário oferecido pela rede é a promoted account, que são contas patrocinadas que aparecem como sugestões para o usuário seguí-las.

Em termos de usuários, mercado brasileiro é um dos cinco principais para o Twitter. Até o final deste ano, a empresa terá 63 funcionários nos escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro, dedicado a parcerias de mídia.

O novo escritório (fotos abaixo) é dividido em dois andares e possui área total de 2,227 metros quadrados. A maior parte dos ambientes conta com pássaros, representados em grafites coloridos nas paredes e em esculturas de espécies de aves brasileiras. Ao estilo do Vale do Silício, o espaço tem sete áreas de descompressão para os funcionários, como salas de yoga e de jogos. Veja as fotos:
 

wraps

wraps

wraps

wraps

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também