DE 08 A 16 DE MARÇO DE 2024 | AUSTIN - EUA

SXSW

5 sessões que não quero perder no SXSW 2023

Muito do encanto e vibração que o SXSW conseguiu conquistar passa por esse "nervosinho" de não saber exatamente o que a gente vai conseguir ver, como vamos terminar o dia, depois de que palestras e paineis, com que provocações e inquietudes na cabeça


10 de março de 2023 - 15h29

Crédito: Divulgação

Nem sempre — ou quase nunca — a gente consegue cumprir a risca a programação que listamos pra acompanhar no SXSW. E acaba que o evento em si é muito sobre isso também, né? Afinal, muito do encanto e vibração que o SXSW conseguiu conquistar passa por esse “nervosinho” de não saber exatamente o que a gente vai conseguir ver, como vamos terminar o dia, depois de que palestras e painéis, com que provocações e inquietudes na cabeça. É isso que acaba fazendo com que cada pessoa vivencie um evento totalmente diferente — o que é incrível! Fica muito mais rico, por exemplo, trocar ideias no final do dia sobre o que cada um mais curtiu ao longo da sua própria experiência naquela jornada diária.

Aqui nessa lista eu procurei não “gastar” opções com aquelas sessões mais óbvias. Isso porque todos já sabem que vai rolar e ninguém vai querer perder. É o caso da palestra da Amy Web, sempre tão esperada e imperdível — e com razão.

Também tive que me segurar aqui pra não passar de 5 sessões. Até para eu mesmo poder exercitar quais seriam aquelas 5 realmente imperdíveis. Este é um exercício que temos que fazer o tempo todo no Southby, pois acontece muito de rolarem duas ou três sessões simultâneas e que você queria muito estar presente — e você vai ter que fazer uma escolha. Hoje em dia, essa escolha é até menos dolorida do que antigamente pois você ainda pode consumir aquelas que você perdeu “on demand” as que você não conseguiu ver ao mesmo tempo.

Bom, mas vamos deixar de blá-blá-blá e vamos ao meu Top 5. Não deixa de comentar quais sessões você já considera como o seu Top 5 imperdível

#05 – Building a Brand Through Community
Painel promovido pela L’Oreal sobre a Hello Bello, uma marca de fraldas conscientes criada pela atriz Kristen Bell (The Good Place, Veronica Mars, Frozen, sim ela é a voz da Anna), e seu marido, também ator, Dax Shepard (Doze é Demais, O Juiz)

O papo vai rolar em torno da construção da marca que recorreu muito ao senso de comunidade entre mães e pais. Segundo eles mesmos conta, não existe senso comunidade maior do que aquele que une mães e pais em um momento tão sensível quanto da criação de uma nova vida e uma nova pessoa. Quero muito assistir pois acredito muito na construção de marcas calcado em comunidade e senso de pertencimento — e também por me tocar muito todas as questões e desafios da paternidade.

Quando: Mar 16, 2023 – 4:00pm – 5:00pm CT

Link: https://schedule.sxsw.com/2023/events/PP1143496

#04 – How Climate Storytelling Can Beat Climate Doom
Painel com 4 storytellers-ativistas e especialistas em clima que vão trazer perspectivas diferentes sobre a questão. Eles defendem a ideia de que é preciso mudar o ângulo da abordagem sobre o tema, de algo aterrorizador, com ênfase na destruição, para uma abordagem mais orientada ao otimismo e positividade. Segundo eles, se mais pessoas se sentem perdidas e desamparadas em relação ao tema, mais tempo vai levar para que elas se conscientizem e se engajem para criarem de fato ação efetiva na questão. Eu confesso que estou bastante curioso para descobrir o que eles vão propor e defender.

Quando: Mar 13, 2023 – 2:30pm – 3:30pm CT

Link: https://schedule.sxsw.com/2023/events/PP122819

#03 – Beyond the Podium: How Athleta and Allyson Felix Reinvented the Brand/Athlete Partnership
Allyson Michelle Felix é uma atleta multicampeã olímpica dos 100, 200 e 400 metros rasos

Ela vai aproveitar o SXSW para reforçar que não mais se dedica a competir por medalhas mas sim por uma missão ainda maior: empoderar as mulheres em relação aos cuidados com seus filhos. O mais legal é que a marca Athleta, que a patrocinava como esportista, a apoiou totalmente nessa nova missão, ajudando a amplificá-la, co-criando com ela uma creche para mães-atletas. Isso fez com que a marca inclusive revisasse toda sua estratégia de parcerias com atletas.

Quando: Mar 11, 2023 – 10:00am – 11:00am CT

Link: https://schedule.sxsw.com/2023/events/PP1141757

#02 – Corporate Activism: Speaking Out and Taking Action
O papo vai ser sobre o quanto o ativismo dentro das corporações pode fazer com que as marcas consigam transcender ao próximo estágio. Os painelistas vão debater sobre como as corporações tem a oportunidade — e a responsabilidade — de se juntarem com outras corporações e entidades não-lucrativas para endereçar questões sociais sensíveis.

A sessão vai passar por casos como Ben & Jerry’s, Patagonia e Amalgamated Bank, que se entitula o banco responsável socialmente, afirmando empoderar organizações e indivíduos a progredirem na mudança social positiva. São casos que servem de referência de como os negócios podem usar suas próprias plataformas para reinvindicarem justiça social, tirando proveito do seu ecossistema de relações com públicos de interesse.

Quando: Mar 11, 2023 – 4:00pm – 5:00pm CT

Link: https://schedule.sxsw.com/2023/events/PP127385

#02 – Brand Activism: No More Business as Usual
O painel vai explorar questões de ESG e Sustentabilidade que vão muito além do que chamamos de responsabilidade social corporativa, chegando até ao que está sendo chamado de “Ativismo de Marca”/ Vai passar por exemplos de como as marcas estão se tornando não somente mais conscientes, mas também efecientes em endereçar na prática, com resultados efetivos, questões sensíveis através do ativismo de marca — um fenômeno crescente e que tende a tomar o mercado com ainda mais força nos próximos anos.

Publicidade

Compartilhe