Assinar
De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

Ações de impacto para humanização e estratégia

Se tudo mudar hoje, o que acontece com seu negócio?


11 de março de 2024 - 15h03

O SXSW é um festival para questionadores. O evento não dá respostas, mas estimula o pensamento prático de como aplicar tudo o que está sendo dito, não só do ponto de vista filosófico, mas estratégico.

Em uma das MasterClasses que o festival oferece, está o ensino do método de “fazer a transformação acontecer”. Como criar um plano de execução para que a mudança seja feita tendo em vista o futuro. E não o futuro próximo, como, muitas vezes, estamos acostumados a trabalhar, e sim um futuro distante.

Um dos grandes desafios no meio corporativo é o caminho até essa transformação, e esquecemos que cada e toda ação importa. Estamos sempre tão ávidos à utilizar novas tecnologias, a estarmos atentos às novidades que nos inundam diariamente, e esquecemos que, muitas vezes, só é necessário voltar ao básico: levar em consideração o que realmente importa e responder perguntas simples como: “qual mensagem quero passar”, “como quero que minha empresa ou, meu negócio, seja visto” e “como fazer para que essas mensagens cheguem da forma correta ao público final”.

Se desejamos que exista maior humanização nas tecnologias que agora nos rodeiam – como nossa caminhada rumo à transformação pela Inteligência Artificial – é necessário que cada ação seja pensada, tendo como foco o que as pessoas de fato precisam e o impacto disso para o futuro. Com isso, nada mais lógico do que colocar as necessidades humanas em primeiro lugar na evolução tecnológica, em busca de melhorias e maiores oportunidades profissionais.

Muitas vezes, a humanização não é apresentar uma persona com características físicas de uma pessoa, mas sim, quais benefícios e conforto certo processo digital pode oferecer para quem está do outro lado, seja operando o sistema, seja recorrendo à ele em caso de necessidade.

Afinal, o mais importante é o bem-estar das pessoas, para quem trabalhamos e para quem queremos oferecer excelência. E utilizarmos as tecnologias que dispomos a fim de que seja um complemento às diretrizes e pilares que lhe são caros. É preciso estarmos preparados para todas as possibilidades. Se pensarmos, “se tudo mudar hoje, o que acontece com seu negócio?”, você saberia responder com sinceridade?

O momento é de planejamento estratégico para as infinitas possibilidades que ainda virão.

Publicidade

Compartilhe