Monta uma apresentação sobre o SXSW?
Existe um South By para cada um
Existe um South By para cada um
19 de março de 2024 - 15h38
Quando você volta de um evento como o SXSW, normalmente ouve duas perguntas. A primeira, do seu time: “E aí, como foi?” e outra do chefe: “Monta uma apresentação para dividir com a diretoria e equipes?”.
Eu cheguei rapidamente à conclusão que montar uma apresentação sobre o South by é algo quase tão complexo quanto definir sua agenda para o evento. Isso porque ocorrem simultaneamente umas 10 palestras a cada hora, das 9 da manhã às 5 da tarde. Então, no final, falar sobre o SXSW é algo muito individual, influenciado diretamente pela trilha definida por cada um, além do fato de cada apresentação tocar as pessoas de uma forma muito particular.
Eu optei, a grosso modo, por duas frentes: liderança e impactos da tecnologia no mercado de trabalho. Mas também assisti conteúdos sobre telas na adolescência, crise climática, saúde mental, medicina. A abrangência é tamanha que literalmente comecei minha jornada com uma poetisa, atravessei a ponte ouvindo o head do ChatGPT e fechei com a Txai Surui, ativista indígena.
Agora explica isso pro seu chefe.
Explique também que você assistiu a quase 30 horas de conteúdo, mas também encontrou dezenas de brasileiros, numa oportunidade de trocas incríveis – que minha timidez por vezes subaproveitou. Aliás, foi comum ouvir agradecimentos em português e chamados especiais aos brasileiros na audiência. Éramos, de longe, a maior legião estrangeira do evento.
Resumir o que é o SXSW é difícil porque ele não termina com o passar dos dias, uma vez que os efeitos ficam na sua mente por um bom tempo (e não estou aqui me referindo à trilha de psicodélicos).
Por isso, encerro minha participação nesta coluna, pedindo uma licença poética e, também, desculpas à gramática. Falar do SXSW é um processo contínuo. É não dar ponto final a nenhuma discussão. É manter a mente e as conversas abertas. Assim como o South By, este texto não tem ponto final
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo