O poder das parcerias de impacto
A ONG Baby2Baby explica como utiliza das parcerias com empresas e celebridades, como Julie Bowen e Jessica Alba, para a sua causa em prol das crianças em situação de vulnerabilidade
A ONG Baby2Baby explica como utiliza das parcerias com empresas e celebridades, como Julie Bowen e Jessica Alba, para a sua causa em prol das crianças em situação de vulnerabilidade
Amanda Schnaider
9 de março de 2024 - 6h02
O número de crianças vivendo na pobreza nos Estados Unidos mais do que dobrou em 2022, segundo dados divulgados pelo US Census Bureau. Enquanto em 2021, 5,2% das crianças viviam nessa condição no país, em 2022, essa percentagem cresceu 12,4%, ou cerca de 9 milhões de crianças.
Entretanto, há organizações, como a Baby2Baby, trabalhando para que essas crianças tenham produtos de primeira necessidade, como fraldas.
Um estudo da National Diaper Bank Network (Rede Nacional de Banco de Fraldas, em inglês) revelou que 47% das famílias estadunidenses relatam nem sempre ter fraldas suficientes para trocar seus filhos com a frequência que gostariam, encontrar dificuldades para comprar fraldas para seus filhos.
“Fraldas sempre foram e sempre vão ser o mais importante para nós”, salientou a co-CEO da Baby2Baby, Norah Weinstein, no primeiro dia do South by Southwest. Ela ainda complementou que a missão da ONG é doar a maior quantidade de fraldas possível.
Para conseguir fornecer os suprimentos necessários para essas crianças em situação de vulnerabilidade social, a Baby2Baby conta com parcerias estratégicas como outras empresas, celebridades e influenciadoras, principalmente mães, que usam as suas próprias imagens para ajudar a espalhar a causa pela qual a ONG luta.
Algumas celebridades, como Amy Adams, Drew Barrymore, Kim Kardashian e Katy Perry, fazem parte do time de embaixadoras “anjos” da organização sem fins lucrativos. Outras, além de embaixadoras, se tornaram membros do conselho da organização como Julie Bowen, a Claire da série Modern Family, Jessica Alba e Rachel Zoe.
Porém, além das próprias imagens, essas celebridades colocam a mão na massa. Norah explica que o que torna essas parcerias com celebridades únicas é justamente o fato de não serem só nomes em um pedaço de papel, mas, sim, pessoas que realmente fazem a diferença e participam ativamente das ações promovidas pela organização para atingir a sua missão.
“Uma das minhas coisas favoritas que eu consegui fazer com eles [Baby2Baby] que foi ir até Sacramento para falar com Gavin Newsom, governador da Califórnia, sobre o imposto de fraldas, porque fraldas são taxadas como um item de luxo”, afirma Julie. A conversa com o governador teve resultado. Por meio da Lei do Orçamento de 2021, o estado da Califórnia isentou oficialmente as fraldas do imposto sobre vendas.
Ainda para conscientizar sobre as barreiras econômicas ao acesso às fraldas nos Estados Unidos, a Baby2Baby se uniu a Goop, empresa de bem-estar e estilo de vida fundada pela atriz americana Gwyneth Paltrow, e lançou, em 2022, uma campanha satírica.
A iniciativa apresentava a “The Diapér”, uma fralda com pedras preciosas incrustadas, forrada de lã de alpaca, no valor de US$ 120, custo que as famílias dos Estados Unidos teriam que desembolsar anualmente para comprar fraldas para suas crianças, item considerado essencial na primeira infância.
Como foi lançado como um produto da Goop, segundo Norah, na época, muitos consumidores da marca não entenderam que se tratava de uma campanha de conscientização para a causa da ONG. Porém, posteriormente, a própria Gwyneth revelou o que estava por trás da ação.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo