SXSW: Mensurar resultados ainda é a chave para o sucesso
Fazer publicidade relevante não significa apenas fazer com que a audiência chegue até as marcas por meio de histórias convincentes
Fazer publicidade relevante não significa apenas fazer com que a audiência chegue até as marcas por meio de histórias convincentes
19 de março de 2024 - 16h13
O SXSW é um dos eventos que dão o tom para a inovação em diversos setores ao longo do ano. A abordagem à Publicidade na edição de 2024 mostra que marcas, anunciantes, agências e todos os profissionais criativos devem considerar a adaptabilidade como parte de seu escopo de trabalho diário, para manter o engajamento dos clientes em um cenário de constante mudança. No entanto, como é obrigatório que as marcas entendam as preferências das suas audiências, as estratégias de storytelling mais convincentes e os valiosos insights sobre como aproveitar momentos culturais devem se apoiar em um conceito básico, e bem conhecido: mensuração eficaz.
Em Retail Media, podemos ver claramente como a mensuração é fundamental para acompanhar as escolhas dos clientes e, assim, direcionar os esforços das campanhas de publicidade para chegar até eles. À medida que os canais se multiplicam e o comportamento dos consumidores muda, fazer marketing de forma eficaz passa a significar ir ao encontro dos clientes onde eles estão. Um exemplo simples são os anúncios em streaming e a rapidez com que os investimentos em publicidade em vídeo cresceram após a popularização desses serviços. Uma pesquisa da Kantar Ibope mostrou que 99% dos brasileiros foram impactados por conteúdo de vídeo em 2022. A mesma pesquisa mostrou que os investimentos em publicidade em vídeo representaram 68% de todos os investimentos realizados no mercado publicitário naquele ano.
Por outro lado, a indústria está em constante evolução e aprender sobre as preferências dos clientes para interagir adequadamente com eles se tornou mais desafiador do que nunca. O número de pontos de contato que as marcas devem analisar em uma única jornada, provenientes de uma variedade de dispositivos e plataformas de mídia, está aumentando – dados da Upland BlueVenn sugerem que os clientes já usam mais de 20 canais online e offline para interagir com marcas. Enquanto isso, uma pesquisa do Insider Intelligence descobriu que 60% dos profissionais de marketing citam mensuração inconsistente entre canais como razão para o aumento da complexidade da publicidade.
Soluções de ad tech, como as “data clean rooms” (DCRs), análises rápidas de varejo e métricas omnicjannel, entre outras, surgem como tecnologias que poderiam preencher as lacunas da mensuração. Criar estratégias de mensuração claras com a ajuda da tecnologia é essencial para permitir que os profissionais de marketing entendam o desempenho de suas campanhas e, por mais básico que possa parecer, isso é tão importante quanto criar um storytelling inovador.
Fazer publicidade relevante não significa apenas fazer com que a audiência chegue até as marcas por meio de histórias convincentes. Trata-se de compreender os clientes, moldar os anúncios para satisfazer as suas necessidades e alcançá-los com mensagens relevantes nos seus dispositivos ou canais de preferência, tanto online como offline. Somente uma estratégia de mensuração adequada pode ajudar as marcas a saber quem estão alcançando, e a contribuição da tecnologia é inestimável para esta tarefa. Com tanta inovação e criatividade, nunca devemos esquecer as regras básicas que nos trouxeram até aqui.
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