Assinar
De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

SXSW: Um guia para facilitar a sua vida

Um evento que ao mesmo tempo é um Festival de música, TV e filme, e uma grande Conferência que envolve assuntos diversos


4 de março de 2024 - 8h00

Vamos pular toda a parte que conta a história de como surgiu o SXSW (mas que é algo legal de você procurar a respeito aqui), e vamos falar sobre como funciona o evento e o que terá de bom este ano.

O SXSW é um evento complexo, e acho que por isso faz tanto sucesso. Ele é, ao mesmo tempo, um Festival de música, TV e filme, uma grande Conferência que envolve assuntos diversos que vão desde combustíveis fósseis a machine learning e, por fim, um centro de Exibição de empresas e artistas.

O que tem despertado o interesse e a ida em massa do mercado publicitário brasileiro ao evento é a Conferência, que, por sua vez, está organizada em 3 tipos: Interactive, FIlme & TV e Music. Cada tipo tem uma badge específica com direitos de acessos diferentes (você pode ver os valores aqui).

Para a maior parte do público do mercado publicitário eu recomendo a badge Interactive, onde estão concentradas as atrações e palestras relacionadas ao mercado publicitários ou assuntos correlatos, como tecnologia, inovação, comportamento e design, por exemplo.

A Conferência do SXSW é recheada por eventos de diferentes formatos, sendo o mais comum os painéis (nos quais algumas pessoas debatem ao vivo sobre determinado tema).

Geralmente estes painéis acontecem em salas relativamente pequenas dentro do centro de convenções ou nos hotéis próximos.

Mas existem também grandes apresentações de CEOs renomados, gurus de inovação e até celebridades, que acontecem em salas gigantes para até 2 mil pessoas, como a palestra de Greg Brockman (Co-fundador da Open AI), que você pode ver aqui.

Citei acima que algumas palestras acontecem nos hotéis em torno do centro de convenções, e isso deixa o evento bastante dinâmico, pois você vê as pessoas correndo de um prédio para o outro para ver palestras diferentes. Apesar do Centro de Convenções ser enorme, é impossível acomodar o evento todo nele, então vários hotéis no entorno servem como sede para muitas das coisas que rolam no evento. Tudo muito acessível e a distâncias confortáveis.

Justamente toda a complexidade acima faz com que o marinheiro de primeira viagem fique de cabelo em pé, principalmente na hora de escolher a qual palestra assistir, já que rolam centenas de eventos no mesmo dia. Então vou deixar uma lista de palestras e painéis que têm potencial para serem bons:

● Featured Session: Death of the Follower & the Future of Creativity on the Web (com
Jack Conte), Mar 15, 13h. Detalhes aqui.

● Featured Speaker: Dan Clancy (Chief Executive Officer at Twitch), Mar 12, 10h.
Detalhes aqui.

● Featured Session: 10 Breakthrough Technologies of 2024 (com Elizabeth Bramson-
Boudreau), Mar 8, 11h30. Detalhes aqui.

● Featured Session: A Conversation with Uber CEO Dara Khosrowshahi and Kirk
Watson, Mayor of Austin, Mar 11, 11h30. Detalhes aqui.

● Featured Session: Amy Webb Launches 2024 Emerging Tech Trend Report, Mar 9,
10h. Detalhes aqui.

● Creativity Unleashed: The Secrets of Creative Briefing (com Kit Altin), Mar 12, 10h.
Detalhes aqui.

● Featured Session: AI and Humanity’s Co-evolution with OpenAI’s Head of ChatGPT
(com Josh Constine e Peter Deng), Mar 11, 11h30. Detalhes aqui.

● Featured Session: All About Games. Data, Trends, and What’s Next for 2024 (com
Joost van Dreunen), Mar 10, 16h. Detalhes aqui.

A lista acima é uma pequena amostra perto da quantidade de eventos que vão acontecer, mas a complexidade fica ainda maior sabendo que quase 90% dos eventos na cidade não exigem badge. Isso inclui uma variedade de eventos e festas oficiais e não oficiais.

São happy hours de veículos, bandas lançando disco, ativações de marcas, show em bares, stands fora do evento, uma infinidade de coisas rolando fora do centro de convenções e dos hotéis. Aqui você pode conferir alguns eventos não oficiais.

Essa turbulência de coisas acontecendo ao mesmo tempo acaba despertando o FOMO (Fear Of Missing OUT) em muitas pessoas. Aquele sensação de estar perdendo alguma coisa. Uma ansiedade igual criança em loja de doce.

Mas ao invés do FOMO, é importante procurar despertar o JOMO (Joy Of Missing Out). Para aproveitar melhor o evento é importante deixar espaços livres na agenda para poder caminhar pela cidade e descobrir coisas. Não encha a sua agenda com diversas palestras no mesmo dia senão a sua cabeça vai fritar (até porque, todo o conteúdo fica online depois).

O SXSW é uma oportunidade incomparável de networking. A interação nas filas, bares, stands, e shows abre portas para encontros com CEOs, CMOs, CTOs e possíveis novos parceiros de negócios. Tenha tempo livre para puxar papo em qualquer situação.

Para aproveitar ainda com mais calma, leve um ou dois power banks e vista tênis, pois você vai caminhar bastante. Aliás, os brasileiros são reconhecidos de longe lá em Austin, são os únicos que usam calça jeans e tênis de corrida.

E para finalizar como um bom brasileiro que adora comida, Austin (que você pode ver mais aqui) é também um destino culinário e cultural. Restaurantes como Birdie’s, Odd Duck e Suerte oferecem uma experiência gastronômica diversificada, de comida local sofisticada a mexicana contemporânea. Além disso, lugares como o Blanton Museum e o Mexic-Arte Museum enriquecem a experiência cultural dos visitantes​​.

Não deixe, repito, não deixe de ir ao Pete’s Duelling Piano, que fica na 6th avenida. Se não for ao Pete’s, você não foi ao SXSW.

Publicidade

Compartilhe