Assinar
De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

Vale a pena expor sua empresa com um estande no SXSW?

Os dias de um expositor brasileiro no Creative Industries SXSW 2023


24 de março de 2023 - 14h04

(crédito: Amy E. Price/GettyImages)

Você já deve ter lido diversos insights e análises sobre o SXSW23, mas vou procurar passar um olhar diferente, com a visão de um expositor brasileiro no Creative Industries, feira que aconteceu no primeiro andar do Austin Convention Center.

No fim de dezembro fui apresentado ao Festival e achei que seria um bom local para eu expandir networking e promover a minha empresa, já que havia expectativa de grande número de brasileiros confirmados.

Virei o ano com a oportunidade latente na cabeça. O prazo era curto, mas havia tempo. Fiz alguns calls com Tracy, a querida representante para empresas brasileiras. Um deles no meio dos brinquedos da Disney, onde eu passei as férias de janeiro com minha filha. Foi muito corrido, mas deu certo.

Participação confirmada, cuidamos da documentação e do planejamento de nossa ativação por lá. Tudo era novo e muita coisa passava pela cabeça, no fim optamos pelo simples. Uma demonstração hands on, convidando os participantes a explorar nossa tecnologia através de 4 telas touch de 24″ com câmeras transmitindo em tempo real.

Em menos de um mês deixamos tudo preparado e voei para Austin com uma case de equipamentos, acompanhado por Sofia e Giuliana, “meus braços” nessa empreitada. Chegamos no dia nove e nossa exposição começaria no dia 11. Aproveitamos os dois primeiros dias para deixar nosso estande preparado e assistir a parte dos conteúdos.

Já na montagem começamos a ter uma breve ideia do que estaria por vir. Ao nosso lado, amigos da China com um robô pet. Na parede de trás, a turma do SXSW Sydney. Na frente, uma startup americana que produz câmeras para fotografar e identificar pássaros através de Inteligência Artificial. E no fim do corredor uma nova tecnologia de áudio que faz um mini speaker portátil ter som de gente grande e uma pequena fábrica de vinil francesa, meu hobby desde os 12 anos.

A interação com vizinhos por si só já teria sido de grande valor. Conversamos sobre mercado, viagens, parcerias e trocamos experiências de negócios. Porém, o melhor mesmo, aconteceria quando os portões abrissem aos visitantes.

SXSW Creative Industries foi para nós um grande laboratório. Um teste ao vivo sobre a qualidade de nossos produtos com feedback instantâneo e sincero de pessoas do mundo todo que nos fizeram refletir, testar e voltar com um novo produto na bagagem, validado ali mesmo, nos corredores do Austin Convention Center.

Nesta intensa semana que passou, recebemos 250 pessoas de mais de 20 países. Apresentamos para alemães, franceses, ingleses, holandeses e suecos só para ficar na Europa. Por nosso estande passaram mexicanos, americanos, costarriquenhos, colombianos, chilenos e argentinos. Indianos, sul-africanos, chineses e japoneses, sempre simpáticos, interessados e divertidos. E, muitos brasileiros. Encontrei amigos queridos como Paula Rizzo, Samantha Martins, Carol Bittencourt, Marcelo Lobianco e Guilherme Ravache. “Tietei” Sergio Valente, Hugo Rodrigues, Mônica Magalhães e Eco Moliterno com seu olhar cirúrgico em nossa identidade visual. Contei com o carinho especial e conhecimento da Marcela Porto. A simpatia e gentileza do Consul Renato Lima e Rossana Duarte, além da energia e dicas especiais da Luciana Bezanela e do Roni Bueno, veteranos de SX. Além de muitos outros clientes e parceiros que dedicaram seu concorrido tempo nos ajudando a impulsionar nossa participação. Muito obrigado a todos!

E deu resultado prático?

Sim. E bem além das nossas expectativas. Conseguimos aproximação com uma grande marca francesa de luxo. 12 empresas americanas e uma costarriquenha iniciaram testes com nossas soluções. Reforçamos nossa parceria com a Dolby, nosso parceiro de tecnologia desde 2021, e recebemos contatos de VCs interessados em planos de expansão dentro e fora do Brasil.

SXSW é muito mais do que grandes palestras, shows e eventos. É uma torre de babel, que mistura gente interessante do mundo todo, antenada, com mente aberta a conhecer o novo, sejam novos conteúdos, tecnologias ou pessoas.

Saí de lá já pedindo para reservarem nossa presença para 2024.

Publicidade

Compartilhe