Plano global “Carrefour 2022” prevê abertura de duas mil lojas de proximidade em grandes metrópoles, investimentos no e-commerce e no formato cash&carry, além de redução de custos de € 2 bilhões
Com o objetivo de se tornar líder mundial de varejo alimentar, o Grupo Carrefour apresentou nesta terça-feira, 23, o plano de transformação “Carrefour 2022”, baseado em quatro pilares: implementar uma estrutura organizacional simplificada e aberta, atingir ganhos de produtividade e competitividade, criar um universo omnicanal de referência e reformulação da oferta a serviço da qualidade dos alimentos.
“Tenho uma grande ambição para o Carrefour: tornar-se o líder mundial da transição alimentar oferecendo aos nossos clientes, todos os dias e em qualquer lugar, alimentos de qualidade e confiança a um preço justo. Para tanto, e para recuperar uma dinâmica de sucesso, devemos reformular o nosso modelo, simplificando a nossa estrutura organizacional e nos abrindo a parcerias, melhorando a nossa eficiência operacional, investindo nos nossos formatos de sucesso, construindo um modelo omnicanal eficiente e desenvolvendo a nossa oferta de produtos frescos e orgânicos, principalmente sob a marca Carrefour”, disse em comunicado Alexandre Bompard, CEO do Grupo Carrefour.
O “Carrefour 2022” inclui a racionalização dos escritórios do grupo na região de Île-de-France; um plano de demissão voluntária na França para 2.400 pessoas; o desenvolvimento de novas parcerias; um orçamento global de investimentos de € 2 bilhões por ano; investimentos no desenvolvimento de produtos de marca própria; redução de custos de € 2 bilhões a partir de 2020 em base anual; plano de fechamento de 273 lojas ex-DIA; abertura de duas mil lojas de proximidade nos próximos cinco anos em metrópoles; aceleração do formato de cash&carry com 20 novas lojas Atacadão por ano no Brasil, conversão de 16 hipermercados em Maxi na Argentina e expansão do Promocash na França; investimento massivo em tecnologias digitais de cerca de € 2,8 bilhões até 2022; lançamento, em 2018, de uma plataforma de vendas única na França, o Carrefour.fr; meta de € 5 bilhões em volume de negócios no e-commerce alimentar até 2022; um milhão de consumidores adicionais para produtos frescos na França até 2022; meta de € 5 bilhões em vendas de produtos orgânicos em 2022; e um terço do volume de negócios correspondente aos produtos da marca Carrefour até 2022.