Greve faz Ebit revisar previsão de crescimento do e-commerce
Expectativa do setor, que era de alta de 20,7% em maio, caiu para 13,3% com a paralisação dos caminhoneiros esta semana
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Meio & Mensagem
25 de maio de 2018 - 11h53
A opção do Brasil, ainda na década de 1950, de alicerçar seu sistema de transporte no meio rodoviário está cobrando a conta nesta semana de paralisação dos caminhoneiros. E entre os inúmeros impactos que têm sido registrados, um dos mais recentes é no e-commerce.
A Ebit reduziu em 7,4 pontos percentuais – de 20,7% para 13,3% – a expectativa de crescimento para o setor de comércio eletrônico no mês de maio em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de R$ 3,79 bilhões.
Assim, a expectativa inicial de faturar R$ 4,58 bilhões, foi reduzida para R$ 4,30 bilhões, uma perda estimada de R$ 280 milhões. Para o número de pedidos, a projeção passou de um crescimento de 9,2% (9,9 milhões) para 5,6% (9,57 milhões).
Em comunicado, André Dias, diretor executivo do Ebit, afirmou que as vendas diárias nos últimos dias caíram, em média, 20% em relação ao esperado pelo setor. “O consumidor está com receio de comprar no comércio eletrônico porque uma situação como essa de greve gera incerteza com relação à entrega do produto”, disse.
O mês de maio é considerado fundamental para o varejo de modo geral, por conta das vendas do Dia das Mães (que este ano, no e-commerce, aumentaram 12%, registrando vendas de R$ 2,11 bilhões) e, neste ano particularmente pelo aumento da venda de eletrônicos, em especial TVs, dada a proximidade da Copa da Rússia. Essa categoria de produtos foi a que mais perdeu share desde o início da paralisação.
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