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Os estreantes do Cannes Lions: Fernando Guntovitch

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Os estreantes do Cannes Lions: Fernando Guntovitch

Meio & Mensagem mostra as impressões dos brasileiros que irão julgar os trabalhos no Festival; CEO da The Group participa do júri de Brand Experience

Bárbara Sacchitiello
30 de maio de 2018 - 14h05

Fernando Guntovitch trabalha na indústria da comunicação há mais de 30 anos (Crédito: Divulgação)

Assim que recebeu o e-mail da organização do Festival de Cannes comunicando que havia sido escolhido para fazer parte do grupo de jurados de Promo & Activaction, Fernando Guntovitch vivenciou as nove horas mais longas de sua vida.

O CEO da The Group Comunicação estava em uma viagem à Ásia, a nove horas de diferença do fuso horário de Brasília. “Minha primeira reação foi de querer ligar para as pessoas mais próximas, pois queria compartilhar e agradecer. Só que ainda era madrugada no Brasil!”, recorda o profissional, que pela primeira vez participará de Cannes como jurado.

Com mais de 30 anos de trabalho na indústria de comunicação e na área de live marketing, o Guntovitch viu na escolha para participar da premiação com um reconhecimento por sua atuação e uma oportunidade de ter ganhar um aprendizado naquele que considera ser o festival de maior tradição e relevância do segmento. “Ter contato com os melhores trabalhos realizados no mundo inteiro, de trocar experiências e fazer networking, sem dúvida nenhuma, traz uma satisfação enorme e também um senso de extrema responsabilidade”, pondera.

Parte da missão a que o profissional se refere será a de ajudar a direcionar a categoria para uma nova fase. Até o nome passado levando o nome de Promo & Activation, a categoria foi modificada para Brand Experience e Activation, com a proposta de acompanhar os novos caminhos que as marcas constroem para chegarem até seu público-alvo. Para o CEO da The Group, a mudança representa algo que as agências já vivenciam no cotidiano. “A nova nomenclatura demonstra o que sempre buscamos, que é a experiência do consumidor. Pode ser em um evento, promoção, ação no ponto de venda, etc. Tudo isso de forma online ou off-line. Não temos mais barreiras, linhas ou rótulos”, diz.

Para avaliar uma categoria na qual cabem trabalhos tão diversos, Guntovitch vem desenvolvendo alguns critérios. Ele conta que, para as peças que já começou a ver na avaliação prévia, procura analisar alguns elementos, como cultura, local, desafio proposto, criatividade e resultado atingido – colocando-se, inclusive, no lugar das mentes que criaram aquelas ações. “É uma enorme responsabilidade avaliar os trabalhos inscritos, pois sei exatamente o carinho que temos quando desenvolvemos um trabalho aqui na agência”.

Mesmo antes de embarcar para Cannes, o CEO da The Group revela já estar aproveitando cada minuto de uma experiência que, em suas palavras, será incrível, trabalhosa e muito gratificante. “Sem dúvida nenhuma voltarei melhor, como pessoa e como profissional”, aposta.

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Crédito da imagem no topo: Eduardo Lopes/Imagem Paulista

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