Os estreantes do Cannes Lions: Giovanni Vannucchi

Buscar

Comunicação

Publicidade

Os estreantes do Cannes Lions: Giovanni Vannucchi

Meio & Mensagem mostra as impressões dos brasileiros que irão julgar os trabalhos no Festival; Fundador da Oz Design participa do júri de Design

Bárbara Sacchitiello
1 de junho de 2018 - 10h03

Vannucchi é um dos fundadores da Oz Estratégia + Design (Crédito: Divulgação)

Desde o último dia 21, o Meio & Mensagem vem apresentando, diariamente, os brasileiros que terão o gosto – e a responsabilidade – de participarem do Cannes Lions como jurados pela primeira vez. Entre os representantes da nação, porém, há um estrangeiro cuja carreira e trabalho o credenciam para estar entre os representantes do Brasil no mais importante festival de criatividade do mundo.

Nascido em Florença, na Itália, Giovanni Vannucchi estudou, se especializou e empreendeu no Brasil, onde se referência internacional no universo do design, categoria na qual representará o País durante o Festival. Arquiteto de formação, há 39 anos abriu as portas da Oz Estratégia + Design, empresa que usa o design como elemento de conexão entre marcas e consumidores. Em Cannes, ele terá chance de colocar as quatro décadas de conhecimento prático a favor da avaliação de cases e diversas partes do mundo.

“Do meu ponto de vista, o design é um elemento relativamente novo no universo de Cannes, que sempre foi mais direcionado à publicidade e a comunicação. É interessante ver como o design vem se inserindo nessa área e como o Festival vem, também, considerando outras disciplinas para uma avaliação mais abrangente”, analisa.

Embora nunca tenha participado de Cannes como jurado, Vannucchi é uma figura conhecida nas premiações internacionais de design no mundo. Por conta disso, tornou-se representante do Brasil no conselho consultivo da Bienal Iberoamericana de Design. Essa visão plural e universal de como a forma é utilizada para compor mensagens ele pretende levar ao festival para usar como critério de avaliação. “Por conta desses trabalhos, acabo sempre tendo contato com o que se produz, em termos de design, em todo o mundo. Em Cannes, no entanto, será possível ver e entender de forma mais abrangente como a publicidade está utilizando o design de forma criativa”, comenta.

A jornada de Vannucchi como jurado já começou. Há alguns dias, ele já começou a avaliar os trabalhos via online, para chegar ao júri com um filtro mais apurado. “A quantidade de peças inscritas em design é muito grande, então é necessária essa avaliação prévia”, diz. Trabalhos à parte, o que o profissional espera trazer do Festival é o enriquecimento gerado pelo convívio com os demais jurados. “Estarei junto com pessoas da minha área, super qualificados, que permitirão uma grande troca de conhecimento. Isso é o que mais vou trazer de importante para minha vida profissional”, diz.

Leia também outros perfis da série “Os estreantes do Cannes Lions”:
Fernando Guntovitch
Alessandra Sadock

Saulo Rodrigues

Andrea Siqueira
Cesar Toledo
Kito Siqueira
Patricia Bartuira
Paulo Coelho

Crédito da imagem no topo: Eduardo Lopes/Imagem Paulista

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Festival

  • Publicidade

  • Design

  • Cannes Lions

  • Giovanni Vannucchi

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”