Alex Atala lança linha de produtos regionais

Buscar

Alex Atala lança linha de produtos regionais

Buscar
Publicidade

Marketing

Alex Atala lança linha de produtos regionais

Chef é o curador da Retratos do Gosto, marca que promove ingredientes regionais cultivados por pequenos agricultores


20 de abril de 2012 - 12h04

Há tempos que o chef Alex Atala se tornou a maior grife da gastronomia brasileira, graças à distinção das refeições servidas em seu restaurante D.O.M., indicado como o sétimo melhor do mundo no mais recente ranking internacional S. Pellegrino, publicado pela conceituada Restaurant Magazine.

O sucesso conferiu ao chef o posto de garoto-propaganda da operadora de telefonia móvel Nextel e do caldo Knorr. Assim como no caso da marca da Unilever, a nova aposta de Atala também tem ver com a sua especialidade. Associado aos empresários Gustavo Succi, Gabriela Borges e Maurício Rolim Amaro, da MIE Brasil, ele lançou a linha de produtos Retratos do Gosto que segue a tendência do “Fair Trade” – uma iniciativa originária dos anos 60 que alia responsabilidade social, sustentabilidade e competitividade para pequenos e médios produtores.

“É importante destacar que não somos Fair Trade, mas é justo dizer que temos no horizonte o Fair Trade. Vamos trabalhar diversos produtores com realidades muito distintas. Teremos que tratar a realidade de cada um para obter a certificação Fair Trade, mas isso é um processo lento”, diz Gustavo Succi, um dos sócios da MIE Brasil.

O projeto surge para criar mais espaço no mercado para ingredientes regionais produzidos por pequenos e médios produtores que não chegam à mesa do consumidor por entraves econômicos e empecilhos burocráticos. “Os pequenos produtores rurais têm desafios cada vez maiores de acesso a mercado e lidam com diversos outros problemas no dia a dia, como a dificuldade para escoar seus produtos de forma eficaz e de receber remuneração justa”, afirma Succi.

A MIE Brasil, empresa que procura desenvolver produtos saudáveis e de consumo consciente, pretende, com a ajuda de Alex Atala, viabilizar esses ingredientes diferentes que, segundo Succi, ficam distantes dos consumidores seja por dificuldade dos produtores com os pontos de venda, seja por falta de divulgação. A Retratos do Gosto oferece apoio financeiro aos produtores para uso em assistência técnica na lavoura e projetos sociais no seu entorno. O valor é de 25% sobre o resultado que os produtos gerarem.

O primeiro produto resultado deste tripé agricultor-chef-gestor é o mini arroz, uma variedade inédita produzida pelo agricultor José Francisco Ruzene, no Vale do Paraíba. Succi explica o porquê da escolha: “O mini arroz representa bem o que a Retratos do Gosto busca – produtos com virtudes naturais únicas e com o potencial de contribuir para uma gastronomia mais diversificada”.

Curador do projeto, Atala é quem aprova os ingredientes, que então recebem a consultoria da MIE Brasil. A empresa se encarrega da gestão da marca, atuando em todas as etapas para o desenvolvimento, a regularização e a comercialização. “Cada produtor será selecionado pelas virtudes naturais dos produtos que produz e pela contribuição que estes podem dar à gastronomia e à saúde. Procuram-se sabores, cheiros e texturas diferenciadas”, explica o sócio da MIE Brasil.

A linha Retratos do Gosto trará novos produtos em breve, e Succi já adianta quais vão ser as próximas novidades: “Neste momento estamos trabalhando a viabilização de nibs de cacau. É um ingrediente que pelas suas virtudes naturais se encaixa perfeitamente na marca. Estamos também estudando mel, geleias, entre outras surpresas”.

 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras